Castanha, mel, cajuína, cachaça e artesanato do Piauí são alguns produtos que estão conquistando espaço no comércio eletrônico e alcançando consumidores em todas as regiões do país. O impulso vem da Made in Piauí, plataforma lançada em abril deste ano pelo governo estadual e parceiros para promover a venda on-line de produtos locais. Atualmente, o marketplace já reúne 61 vendedores ativos e cerca de 500 itens disponíveis para compra direta.
A plataforma foi um dos nove projetos premiados pelo edital E-commerce.BR, parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Inscrita na categoria Soluções para Entregas e Distribuição, a plataforma recebeu R$ 380 mil para execução do piloto em seis meses, a contar a partir de setembro.
“A gente pega um produto que não tem espaço no mercado e refaz a estratégia de forma gratuita para cooperativa ou empresa, conseguindo acessar mercados em todo o Brasil. É um trabalho de segurar na mão do trabalhador, sem que ele precise desenvolver uma estrutura própria. Cada vendedor tem sua página dedicada no site e pode compartilhar o link para os clientes, nas redes sociais, onde quiser”, explica Isabelle Aguiar, product owner da Made in Piauí.
Os recursos do edital serão aplicados em capacitação e mentoria de vendedores, ações de divulgação para abertura de novos mercados, além de melhorias tecnológicas e operacionais. No piloto, até o fim da primeira fase, pelo menos 100 empresas serão beneficiadas. A meta é elevar em 50% a maturidade digital, aumentar em 20% a produtividade e ampliar em até 30% as vendas on-line.
Além de abrir canais de venda, a plataforma também oferece treinamentos contínuos por meio de vídeos, lives, materiais didáticos e formações presenciais em parceria com instituições locais.
Desigualdade no e-commerce
As vendas no comércio eletrônico movimentaram R$ 225 bilhões no Brasil em 2024, crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC. Apesar do crescimento, a concentração ainda é alta: o Sudeste responde por 77,2% das vendas on-line, enquanto o Nordeste, onde a Made in Piauí atua, representa apenas 5,5%.
“As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm um grande potencial econômico, mas enfrentam dificuldades de infraestrutura digital, logística e acesso a tecnologias. Ao investir na digitalização dessas áreas, a ABDI e o MDIC ajudam a criar um ambiente mais justo e favorável para que as micro, pequenas e médias empresas locais possam inovar e crescer”, avalia Adryelle Pedrosa, gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI.
E-commerce.BR
Os projetos selecionados pelo edital são desenvolvidos por redes de inovação, formadas por ao menos três instituições públicas ou privadas. No caso da Made in Piauí, a rede conta com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), a Investe Piauí e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).
O certame acaba de premiar e selecionar nove projetos que avançam para a fase piloto, voltada a fomentar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Só no Nordeste, serão investidos R$ 1,5 milhão nas quatro iniciativas premiadas da região – além do Piauí, projetos de Alagoas, Bahia e Paraíba também foram contemplados.
Após essa etapa, três iniciativas serão escolhidas para a fase de escala, que contará com um aporte adicional de R$ 500 mil e acompanhamento técnico da ABDI. Essa nova fase possibilitará ampliar o alcance das soluções, beneficiando um número maior de empresas, setores e localidades
Ao todo, o edital destinará R$ 4,92 milhões para fomentar as vendas on-line, e até o fim de 2026, a Agência prevê impactar mais de 1.500 empresas nas três regiões do país, ampliando a participação de MPMEs no comércio digital e estimulando a geração de emprego e renda.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/piaui-tem-projeto-selecionado-pela-abdi-para-potencializar-vendas-on-line-de-produtos-regionais/