in

Tudo está sendo feito com bom senso, afirma Appy sobre a emissão de documentos fiscais no novo sistema tributário

Secretário da Fazenda afirmou que as exigências feitas às empresas serão viáveis tanto em termos operacionais quanto de prazo

 

O secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, afirmou nesta sexta-feira (12/9) que a migração para o novo sistema de tributação do consumo não exigirá das empresas nada que não seja plenamente viável em termos operacionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Vai ter bom senso”, enfatizou Appy. “Não vai haver nenhuma mudança feita sem bom senso. Tudo o que for exigido será viável em termos operacionais”, acrescentou o secretário do Ministério da Fazenda durante participação em evento sobre a Reforma Tributária no escritório Schneider Pugliese Advogados, em São Paulo.

Appy fez essas afirmações ao comentar que reportagens e artigos publicados recentemente apontam um suposto risco de inviabilização de negócios em razão da necessidade de emissão de documentos fiscais individualizados para cada operação, o que incluiria, por exemplo, os motoristas de aplicativos e de serviços de entregas de refeições.

“As plataformas já vieram falar com a gente”, relatou Appy. “Estamos avaliando como fazer. Agora, trabalhar nessa linha de terrorismo é ruim. Nossa linha é a do bom senso. Ninguém vai pedir nada que não seja viável operacionalmente ou em prazo inviável”, acrescentou.

Segundo Appy, estão sendo avaliadas as melhores alternativas para racionalizar a emissão de documentos fiscais pelo setor. “Em hipótese alguma haverá caos em 2026 por conta das obrigações acessórias decorrentes da Reforma Tributária”, assegurou o secretário. As plataformas não terão que emitir “bilhões” de notas, a partir de 1º de janeiro de 2026, frisou Appy.   

Receita Federal

A Receita Federal ressaltou nesta sexta-feira que está em constante diálogo com o setor, reafirmando que não serão exigidas obrigações acessórias sem que seja disponibilizado um período antecedente necessário para a adaptação dos sistemas das empresas, quando isso se fizer necessário.

O sistema da Receita Federal já está em fase de testes do piloto, com participação de até 500 empresas parceiras. De acordo com a Receita, “o ano de 2026 continuará sendo de testes e ajustes, garantindo uma transição segura e tranquila”.

Fonte: gov.br/fazenda/pt-br

Imagem: Internet

Fonte Oficial: https://portaldocomercio.org.br/diario-executivo/tudo-esta-sendo-feito-com-bom-senso-afirma-appy-sobre-a-emissao-de-documentos-fiscais-no-novo-sistema-tributario/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tudo-esta-sendo-feito-com-bom-senso-afirma-appy-sobre-a-emissao-de-documentos-fiscais-no-novo-sistema-tributario

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor