A Controladoria Regional da União no Rio Grande do Sul (CGU-R/RS) promoveu, no dia 04 de setembro, o II Fórum Regional de Ouvidorias (FOROUV-CGU/RS 2025). Com o tema Práticas Inovadoras em Ouvidoria, o evento teve como principal objetivo fomentar o intercâmbio de informações entre as ouvidorias que integram o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (SISOUV). O fórum contou com mais de 50 participantes, de 22 Unidades/Entidades Federais no Rio Grande do Sul.
Reunindo autoridades e especialistas da área, o encontro concentrou-se no debate sobre estratégias inovadoras e ações colaborativas em rede para o fortalecimento das ouvidorias públicas. A programação contou com palestras que abordaram temas como cidadania, compromisso com a integridade, prevenção e enfrentamento de assédios, tendências em ouvidoria, mediação de conflitos, entre outros.
A Ouvidora-Geral da União, Valdirene Paes de Medeiros, não pôde estar presente, mas enviou uma mensagem em vídeo para a abertura do evento. Em sua fala, destacou a importância de fóruns como esse para reafirmar o papel estratégico das ouvidorias, além de promover o compartilhamento de desafios e boas práticas. “Durante muito tempo, a ouvidoria foi vista como um setor meramente reativo, destinado apenas ao recebimento de manifestações, muitas vezes com pouca influência da alta gestão. Mas esse cenário está mudando — e precisa mudar de forma definitiva. Hoje, a ouvidoria deve ser reconhecida como instância central de governança, pois ela não apenas ouve: ela sistematiza, interpreta e transforma dados em informação, informação em conhecimento e conhecimento em ação estratégica”, afirmou. Ao final de sua mensagem, Valdirene reforçou que a ouvidoria deve ser, acima de tudo, um espaço de confiança, pautado por uma gestão ética, eficiente e humana.
O superintendente da CGU-R/RS, Dávison Wisniewski de Souza, foi um dos palestrantes e moderadores do evento. Ele destacou a importância do tema escolhido para esse fórum, bem como a relevância da realização e da consolidação do fórum. “Fico imensamente feliz pela oportunidade de realização de mais um FOROUV, que possibilita a CGU estar presente e próxima das Ouvidorias Federais no RS, dialogando, trocando ideias, ouvindo a realidade e os desafios dos ouvidores e demais colaboradores. Além disso, agradeço a todas as pessoas do órgão central e da Regional/RS que deram o suporte para a realização do evento, bem como aos palestrantes (das próprias Ouvidorias) e cada um dos participantes que tornaram o fórum humanizado, acolhedor, diverso e inovador, possibilitando o aprendizado conjunto para a melhoria do atendimento ao cidadão, do bem-estar geral e do aperfeiçoamento da gestão pública e da governança.”, afirmou ele.