in

Future Board do MetaIndústria discute ações, impactos e desafios futuros do projeto

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou, nesta quinta-feira (4/9), em São Caetano do Sul (SP), da segunda reunião do Future Board MetaIndústria — conselho curador formado por empresas de destaque nacional que acompanham a evolução do projeto. O encontro apresentou balanço das ações, impactos e desafios futuros da iniciativa, desenvolvida pela ABDI em parceria com a SPI Integração de Sistemas e que completou dois anos em agosto.

“O evento reforçou a parceria com as empresas, discutiu os cenários futuros e demonstrou casos de sucesso do MetaIndústria”, resumiu a gerente da Unidade de Difusão de Tecnologia da ABDI, Isabela Gaya, sobre a reunião do grupo, responsável por validar propostas de melhorias e efetividade das ações desenvolvidas pelo projeto em relação à mobilização, ganhos de produtividade e impactos econômicos gerados pela interação entre empresas usuárias, empresas parceiras de tecnologia e universidades.

Foi o caso da Natura, que apresentou um projeto piloto com a consultoria Alvarez & Marsal em parceria com o MetaIndústria. A iniciativa resultou na implementação de um sistema inovador de inteligência artificial (IA) colaborativa para configuração rápida, monitoramento e otimização de suas linhas de produção de cosméticos – com um novo copiloto do operador, composto por diferentes agentes de IA trabalhando em conjunto, a empresa identificou anomalias em tempo real, atuou na causa raiz e diminuiu a quantidade de falhas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os participantes também conheceram a parceria do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação SiDi com a Bayer, que consiste no desenvolvimento de um modelo de visão computacional avançado suportado por inteligência artificial que utiliza imagens captadas por câmeras instaladas na linha de produção de alta velocidade para monitoramento da qualidade de sementes.

Outros casos reais com impactos nas empresas foram igualmente tratados em apresentações do Centro Universitário FIAP e da SPI com a Nvidia. Em meio a palestras e a contribuições para o Future Board formuladas pela GM, Dexco, Vale e Braskem, o encontro tratou, ainda, de estratégias industriais do futuro. O tema ficou a cargo de representantes do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) que avaliaram positivamente a iniciativa do MetaIndústria como estratégia de capacitação das empresas para os desafios dos próximos anos.

Foto: Cristiano Elisei

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/future-board-do-metaindustria-discute-acoes-impactos-e-desafios-futuros-do-projeto/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Grupo português vence leilão do túnel Santos-Guarujá