A aposta do governo em compras públicas como motor da inovação no Brasil foi destaque nesta quinta-feira (28) no Startup Summit 2025, em Florianópolis (SC), um dos maiores eventos de startups do país. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresentou no evento o papel estratégico dessas compras para impulsionar soluções inovadoras e fortalecer a conexão entre os setores público e produtivo.
O encontro, que começou na quarta-feira (27) e segue até essa sexta (29), reúne empreendedores, investidores, executivos de grandes empresas e representantes do setor público. Durante a palestra InovaCPIN: a plataforma que está mudando as compras públicas de serviços inovadores, com a presença de mais de 200 gestores, a analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Bruna de Castro, apresentou a ferramenta, que é de acesso gratuito e aberto ao público.
“A plataforma reúne conteúdos, trilhas de planejamento e de instrumentos, além de um roteiro de boas práticas que facilitam a compreensão normativa e promovem a cultura da inovação no setor público. Na prática, ela permite que gestores públicos conheçam o passo a passo e definam o instrumento mais adequado para solucionar problemas públicos, dores coletivas, que podem ser do município, do Estado ou da União”, afirmou.
Mais do que uma plataforma orientativa, “a Inova CPIN é uma ferramenta colaborativa de trabalho, com uma jornada roteirizada e validada pelos órgãos de controle, de forma a facilitar o planejamento e proporcionar maior transparência, eficiência e segurança jurídica em todo o processo de aquisição de solução inovadora”, completou.
Em breve, adiantou Bruna, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Sebrae passarão a integrar a governança da plataforma, que já conta com instituições como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Controladoria Geral da União (CGU), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Escritório de Encomendas Tecnológicas
A analista, que também atua como gestora de projetos do Hubtec – Escritório de Encomendas Tecnológicas da ABDI, ressaltou que o escritório é o primeiro e único no Brasil dedicado exclusivamente a apoiar gestores públicos na execução de compras públicas para Inovação. “A premissa da nossa atuação é enxergar nas compras públicas um instrumento estratégico para impulsionar a inovação no país”.
Para isso, segundo ela, é fundamental capacitar gestores e advogados “sobre os instrumentos legais disponíveis e aplicar boas práticas em toda a jornada de inovação”, afirmou, ressaltando que o Hubtec oferece assessoramento técnico completo e segurança jurídica para o planejamento, execução e monitoramento dessas compras.
Para um desafio público, um instrumento de compra de inovação
Durante a palestra, Bruna também destacou a importância do uso de instrumentos legais de inovação para resolver problemas coletivos e promover políticas sociais, citando como exemplo o Concurso Desafio de Inovação Bengalas Inteligentes, que reconhece soluções para pessoas com deficiência visual.
“Como permitir que pessoas cegas ou com baixa visão, usuárias de bengalas, possam antecipar obstáculos estáticos acima da linha da cintura? Esse concurso é um grande exemplo de uso de instrumento para solucionar um problema real, porque coloca o cidadão no centro do processo de compra”, disse, em palestra com sala lotada por procuradores, gestores municipais e advogados.
O concurso, resultado de uma parceria entre ABDI e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), vai destinar R$ 2,8 milhões em prêmios para protótipos de bengalas ou dispositivos conectados, capazes de antecipar obstáculos acima da linha da cintura. Atualmente, o desafio está na etapa de divulgação dos dez projetos habilitados. Na sequência, os dez projetos receberão até R$ 180 mil para a evolução e amadurecimento das soluções.
No mesmo painel, apresentaram palestras Marcus Bezerra, coordenador de inovação do Sebrae Nacional; Henrique Tróccolii, procurador federal da AGU; e Francismary Maciel, secretária de Licitações, Contratos e Patrimônio do Tribunal de Contadas da União (TCU).
Empreendedoras Tech 20205
Também no evento, foi lançada a terceira edição do programa Empreendedoras Tech, iniciativa do Sebrae, que conta com a parceria da ABDII e do MDIC. O programa visa acelerar negócios liderados por mulheres em setores de base tecnológica e tem previsão de capacitar até cem empreendedoras ao longo de uma jornada de seis meses.
Startup Summit
O Startup Summit 2025 é organizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e contará com 20 trilhas de conteúdo sobre temas como inteligência artificial, captação de recursos, saúde, energia, agronegócio, varejo e internacionalização, além de 150 empresas expositoras e delegações de 20 países. Florianópolis tem se consolidado como a capital brasileira de tecnologia, com 25% do PIB local vinculado ao setor, mais de 6 mil empresas e 38 mil empregos diretos.
Fotos: Dani Andrade/Sebrae
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/startup-summit-abdi-coloca-compras-publicas-nocentro-da-inovacao-durante-evento-em-florianopolis/