in

Desafio ABDI e Brasil Júnior leva 14 propostas inovadoras para o ENEJ 2025, na Paraíba

De hoje (29) a domingo (31), jovens empreendedores apresentam, em João Pessoa (PB), 14 propostas inovadoras desenvolvidas para responder a desafios reais da indústria brasileira. As soluções foram selecionadas no Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação – Edital Nova Indústria Brasil e serão apresentadas em estande da Agência, durante a programação do Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ 2025), que teve início na quinta (28). O ENEJ promove integração entre o ambiente acadêmico, o mercado de trabalho e iniciativas de impacto social.

O Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação é resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), que busca selecionar, estruturar e premiar ideias inovadoras, alinhadas a três missões estratégicas da Nova Indústria Brasil (NIB). Nesta fase, as 14 propostas selecionadas recebem mentoria técnica e estratégica.

No dia 29 de agosto, focadas na Missão 3 (Infraestrutura, Mobilidade e Saneamento Sustentável) apresentam seus projetos as empresas Ecosistem, Aqualume, Emrota, Engine Squad e Sustentei. No dia 30, dedicadas à Missão 4 (Transformação Digital da Indústria), as empresas IA Integrada, AutoFiberX, uSense e Jiboia apresentam suas propostas. Já no último dia do evento (31), é a vez das equipes Ecopeças, Preparo Circular, Biofábricas Modulares, Bioreactor Ltda e Reciclo+, voltadas à Missão 5 (Bioeconomia, Descarbonização e Transição Energética).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nosso objetivo é ampliar a visibilidade das soluções desenvolvidas pelas empresas selecionadas, qualificar a maturidade técnica e estratégica dos projetos e gerar subsídios relevantes para a etapa seguinte do Desafio, que culmina na apresentação e premiação das equipes vencedoras em Brasília”, destaca a gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Isabela Gaya.

No evento, cada uma terá cinco minutos para apresentar sua solução em formato de pitch, abordando pontos como, problema, diferencial e impacto da solução apresentada. A banca avaliará critérios como viabilidade técnica, criatividade e inovação.

Após o evento em João Pessoa, e com a melhoria das propostas, os projetos avançarão para nova rodada de seleção, que definirá nove finalistas – três por missão da NIB – com apresentações no Festival Curicaca, maior evento de inovação industrial do Brasil, de 7 a 11 de outubro, em Brasília (DF).

Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação

Ao todo, 73 empresas juniores inscreveram propostas – a maioria do Nordeste (30), seguida pelo Sul (17), Sudeste (13), Centro-Oeste (9) e Norte (4). Puderam participar empresas confederadas à Brasil Júnior, instituição que representa cerca de 1,5 mil empresas criadas em universidades e mais de 20 mil jovens empresários do país.  

O Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação distribuirá R$ 60 mil em prêmios, consolidando-se como vitrine de soluções criadas por jovens empreendedores para os desafios da indústria nacional.

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/desafio-abdi-e-brasil-junior-leva-14-propostas-inovadoras-para-o-enej-2025-na-paraiba/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Senador Marcos Pontes ouve propostas da FecomercioSP para a Reforma Tributária