Na quinta-feira, 27 de agosto, o Festival Curicaca no IFB Campus Gama foi palco do Hackathon Rota Food Tech: do processo industrial à entrega inteligente, uma maratona de inovação que desafiou estudantes a encontrar soluções criativas para problemas reais da indústria de alimentos. A proposta do hackathon foi simular o ambiente de uma operação complexa, em que cada decisão sobre insumos, custos e riscos impacta diretamente o sucesso do resultado.
A professora Abiah Nery, responsável por facilitar a dinâmica, explica que o hackathon foi estruturado como uma corrida contra o tempo: “O objetivo é ser resolvido de forma dinâmica, rápida, no esquema de maratona”. Os participantes — alunos do ensino médio e superior dos cursos de Química, Alimentos, Logística e Administração — receberam uma primeira instrução e foram separados em grupos. Após cerca de cinco horas de trabalho intenso, as soluções foram apresentadas a um grupo de jurados, e a melhor ideia foi premiada com R$ 1.000,00.
A equipe vencedora, formada por quatro jovens estudantes mulheres, destacou-se pela criatividade e pela força do trabalho coletivo. Entre elas, Maria Valentina Lima destacou a importância da conquista: “Foi muito boa pra gente, né? Deu um ânimo pra começar o semestre. Nosso aplicativo foi criado para ser uma ponte entre as pessoas que precisam de mão de obra qualificada e quem tem essa mão de obra, e muitas vezes não consegue achar emprego porque não pesquisa em locais da sua área”, finaliza Maria Valentina.
Além do prêmio, a equipe ganhou experiência prática, fortalecimento do trabalho em equipe e a confiança de que é possível transformar ideias em soluções reais. O hackathon mostrou que inovação, diversidade e protagonismo jovem são motores fundamentais para o futuro da indústria e da sociedade.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/hackathon-rota-food-tech-movimenta-festival-curicaca-no-ifb-campus-gama/