in

ABDI e MIDR firmam acordo para interiorizar inovação e reduzir desigualdades regionais

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, assinaram nesta quarta-feira, 27, em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que une esforços para disseminar projetos de inovação, digitalização e tecnologia 4.0 em territórios estratégicos do país. Com foco na regionalização da Nova Indústria Brasil (NIB), a iniciativa busca fortalecer cadeias produtivas locais, ampliar oportunidades de desenvolvimento e estimular a geração de emprego e renda em regiões prioritárias da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Waldez destacou que o desenvolvimento regional precisa alcançar áreas estratégicas do país, como a Amazônia e o Nordeste, e ressaltou a importância da ABDI na construção dessa agenda.

“O desenvolvimento regional é uma prioridade há muito tempo no Brasil, e sempre muito desafiadora, porque somos um país continental com muitas diferenças na economia, no social, na infraestrutura. Mas a ABDI é uma instituição que pode dar uma contribuição gigante nisso. Estamos falando de neoindústria, de inovação, tecnologia, da valorização das vocações locais e de interiorizar o processo de desenvolvimento. Estamos bastante motivados com esse ACT e com os resultados que ele trará tanto para o Nordeste, quanto para a Amazônia e para outras regiões do país”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Cappelli, o acordo reforça a missão da ABDI de contribuir para uma nova indústria que seja mais sustentável e inclusiva, alcançando também regiões historicamente menos atendidas pelas políticas industriais. “Esse acordo é para potencializar as ações da ABDI e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. É muito importante que a gente consiga desenvolver a indústria nas diferentes regiões do Brasil, superando as históricas desigualdades regionais”, ressaltou.

Eixos estratégicos

Entre os principais eixos do acordo estão:

  • Disseminação da metodologia BIM para modernização e digitalização da das obras públicas privadas nas regiões, em alinhamento Estratégia BIM BR, uma iniciativa do Governo Federal.
  •  Integração com os projetos Agro 4.0 e Neo Agro 4.0 da ABDI, voltados à difusão de tecnologias 4.0 no campo.
  • Monitoramento regional da Nova Indústria Brasil (NIB), incorporando recortes territoriais para um acompanhamento mais próximo da realidade local;
  • Promoção de eventos, seminários e workshops para estimular a troca de experiências e difusão de tecnologias.

As ações contemplam especialmente os Polos das Rotas de Integração Nacional, que articulam arranjos produtivos estratégicos, e os municípios incluídos no Programa Cidades Intermediadoras, voltado a fortalecer cidades médias que conectam grandes centros a áreas rurais.

O ACT também prevê o compartilhamento de dados, estudos e inteligência estratégica entre as duas instituições. Essa troca permitirá identificar gargalos e potencialidades locais, além de criar soluções adequadas para diferentes realidades regionais.

O acordo assinado hoje está alinhado à PNDR, que tem como objetivo reduzir desigualdades entre as regiões do país. A estratégia busca criar oportunidades de desenvolvimento, gerar renda e promover crescimento econômico sustentável, com impacto direto na qualidade de vida da população.

A cerimônia ocorreu no gabinete do ministro, na Esplanada dos Ministérios, e contou também com a participação do diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Carlos Geraldo Santana. Também participaram do evento, pela ABDI, Isabela Gaya, gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias, Adryelle Pedrosa, gerente da Unidade de Transformação Digital, Rogério Dias, gerente da Unidade de Fomento às Estratégias ASG, e os analistas de produtividade e inovação Eduardo Tosta e Raphael Ribeiro.

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-e-midr-firmam-acordo-para-interiorizar-inovacao-e-reduzir-desigualdades-regionais/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Motta mostrou compromisso com equilíbrio em reforma do IR, diz Haddad

redução de 60% em IBS e CBS impacta setores essenciais