O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli (foto), integrou nesta terça-feira (26/8), em Brasília, a cerimônia de encerramento do II Seminário de Desenvolvimento da Indústria Farmacêutica Nacional (DIFAN). Além de Cappelli, o encontro reuniu lideranças empresariais, autoridades e especialistas, como a gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, Vandete Mendonça, em discussões sobre o crescimento do setor, regulação, políticas públicas e inovação.
A grande concentração de processos internos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), problema também enfrentado por outros órgãos reguladores, foi um tema recorrente no encontro. Criado pela ABDI em resposta a ele e já implementado junto à Anvisa, o programa Destrava Brasil foi mencionado por Cappelli como prioridade para eliminar atrasos em medidas como a emissão de licenças de novos medicamentos.
“Nós precisamos enfrentar os desafios que a gente tem, sobretudo, no que diz respeito à máquina pública, a gargalos regulatórios, a burocracia, a regulamentações excessivas”, disse o presidente da ABDI sobre o programa, também em andamento na Agência Nacional de Mineração (ANM).
Acordo de Cooperação Técnica
O Destrava Brasil tem por objetivo a desburocratização e a transformação digital de órgãos públicos com foco na redução do Custo Brasil e na inovação nos setores regulados.
As atividades da iniciativa em favor da Anvisa tiveram início após a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a ABDI e a agência reguladora, em novembro de 2024, que estabelece os princípios do programa: a promoção de ações conjuntas voltadas à modernização da infraestrutura tecnológica, dos sistemas de informação e dos processos operacionais e regulatórios.
A medida prevê a aplicação de ferramentas mais avançadas com IA. “O programa é prioridade máxima da ABDI”, assegurou, Cappelli. “Destravar o gargalo regulatório é uma prioridade do presidente do conselho da Agência, que é o nosso ministro [do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços] e vice-presidente [da República], Geraldo Alckmin.”
Duas frentes
Em mesa-redonda realizada mais cedo, a gerente da ABDI Vandete Mendonça resumiu as ações do Destrava Brasil para fortalecer a Anvisa e reduzir as filas de processos da agência reguladora, medidas que favorecem o acesso da população a medicamentos, investimentos e inovação na indústria farmacêutica.
“São duas frentes: a gente trabalha em conjunto com a tecnologia, mas também naquilo que a gente pode melhorar em gestão”, explicou.
“É basicamente a gente utilizar a inteligência artificial para apoiar o servidor da Anvisa naquilo que é mais braçal, naquilo em que há mais possibilidade de automação, para que ele possa, de fato, usar a expertise que tem para fazer a análise dos processos.”
Foto: Thais Holanda
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/participacao-da-anvisa-no-destrava-brasil-e-destaque-em-seminario/