in

Rio de Janeiro quer se transformar na capital da IA no Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou nesta quinta-feira (14) um protocolo de intenções com a Oracle e a Elea para viabilizar a construção do que deverá ser o maior hub de data centers da América Latina. O anúncio foi feito durante o Rio Innovation Week, que acontece de 12 a 15 de agosto no Píer Mauá, reunindo líderes e empresas do setor de tecnologia e inovação.

O projeto prevê a instalação de um data center na Barra da Tijuca com capacidade energética de 1,8 gigawatt, operando com abastecimento por energia limpa e fornecimento ilimitado de água. A iniciativa integra a estratégia da cidade para consolidar-se como referência em inteligência artificial no Brasil.

“O RIW é um ambiente propício para esse anúncio. No mundo inteiro, há uma crescente necessidade de capacidade computacional, e é para isso que precisamos de data centers. Eles demandam uma grande quantidade de energia, comparável ao consumo de uma cidade de médio porte. O Brasil tem a vantagem de contar com energia limpa e um ambiente geopolítico relativamente equilibrado e pacífico. Essas são condições que nos favorecem. Temos a oportunidade de consolidar o Brasil como fornecedor de capacidade computacional por meio dos data centers, e esse é um passo para que o Rio de Janeiro se torne a capital da IA no país”, afirmou Paes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a assinatura do protocolo, o Rio dá um passo estratégico para se inserir no mapa global de infraestrutura digital, reforçando sua posição como polo tecnológico e de inovação na América Latina.

Segundo Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil, a parceria traz benefícios diretos ao desenvolvimento do ecossistema nacional. “Acreditamos que ações como essa possam levar o Brasil a um outro patamar nesse cenário”, destacou.

O presidente da Invest.Rio, Sidney Levy, ressaltou a importância da soberania de dados. “Pelo menos 60% dos dados do Brasil estão armazenados nos Estados Unidos, principalmente na Virgínia. É fundamental manter esses dados no país e desenvolver capacidade operacional local”, disse.

O Rio Innovation Week é considerado um dos maiores eventos de tecnologia e inovação realizado no Brasil. Em 2025, conta com 60 conferências e 40 palcos, oferecendo oportunidades de negócios, networking e debates sobre tendências que moldam o futuro, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e na promoção de um ambiente inclusivo e sustentável.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

Fonte Oficial: https://startupi.com.br/rio-de-janeiro-capital-da-ia-no-brasil/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Número de pessoas em busca de emprego cai 21% no segundo trimestre

Toffoli anula atos de Moro contra Vaccari Neto na Lava Jato