in

ABDI e Governo do Piauí avançam na pauta de inovação nas contratações públicas

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) deu início, nesta quarta-feira,7, ao Seminário Estadual de Contratações Públicas para Inovação, em Teresina (PI). Realizado em parceria com o Governo do Estado do Piauí, o evento é parte da estratégia do projeto Hubtec nos Estados e busca mobilizar gestores públicos, órgãos de controle, empresas e startups em torno de uma pauta cada vez mais estratégica: o uso das compras governamentais de inovação como ferramenta de desenvolvimento econômico e social.

Representando o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, a analista de produtividade e inovação Gláucia Mendes deu as boas-vindas aos participantes, destacando a proposta central do encontro. “É realmente um evento muito diverso, e é isso que propomos fazer hoje: mostrar a vocês vários pontos de vista sobre inovação pública”, iniciou.

A analista enfatizou ainda o impacto social das compras públicas inovadoras.
“As compras públicas têm o poder de transformar a sociedade. Podemos gerar empregos, renda e oferecer um serviço de qualidade à sociedade por meio da inovação pública. Portanto, quero que a administração, todos os envolvidos aqui presentes, participem deste momento importante. Estamos aqui plantando uma semente’, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De forma remota, o gerente do Hubtec, André Rauen, apresentou os instrumentos de compras públicas para inovação e a plataforma de Compras Públicas para Inovação (Inova CPIN).

“O Piauí é um estado que tem se destacado na execução de instrumentos de compras públicas para inovação. Hoje estamos aqui para ver como o poder de compra do estado pode ser usado para transformar problemas do estado brasileiro em soluções concretas, ou seja, problemas públicos solucionados através de inovação privada”, afirmou.

Em seguida, Rauen provocou a reflexão do público sobre o potencial transformador das compras públicas regionais. “Vocês já pensaram o que pode acontecer se as compras do Piauí tivessem sempre uma preferência por inovações produzidas no estado? Isso causaria uma dinâmica no ecossistema de inovação que permitiria ter um financiamento de empresas inovadoras do estado”, destacou.

Durante a cerimônia de abertura, autoridades locais também reforçaram o compromisso com a inovação pública. Segundo o governo estadual, o Piauí atingiu a nota máxima no ranking nacional de serviços públicos digitais, refletindo o avanço da transformação digital conduzida pelo governador. “O que vimos, após a publicação do relatório, é que o Piauí gabaritou e tirou nota máxima no ranking nacional, no ranking geral de serviços públicos digitais. O governador lidera um processo rápido, seguro e inovador de transformação digital. Isso é algo que nenhum outro estado viu acontecer na velocidade e profundidade que está acontecendo no Piauí”, frisou o secretário da Administração, Samuel Nascimento.  

Ele também reforçou a importância de priorizar os pequenos negócios nas contratações públicas. “Queremos que a administração pública contrate primeiro os pequenos. Isso gera, além de mais oportunidades de renda para a população, uma economia importante de recursos”, completou.

A diretora de Economia Digital e Gestão da Secretaria da Inteligência Artificial do Estado (SIA), Rebeca Nepuceno, celebrou a articulação para viabilizar o seminário e o papel da SIA na promoção da inovação pública. “A SIA articulou a vinda da ABDI para o Piauí, juntamente com a Sead. Trazer um evento como este faz parte das nossas missões, da nossa competência. Nosso reconhecimento na premiação da ABEP-TIC é a prova disso. É importante que a equipe técnica saiba como contratar iniciativas inovadoras e que promovamos essa inovação tanto do lado da oferta quanto do lado da demanda”, ressaltou.

Representando o Sebrae, o diretor técnico Delano Rocha destacou o papel da legislação no fortalecimento do ecossistema inovador estadual. “O Sebrae apoia esse esforço do governo para levar conhecimento e capacitação aos jurídicos das prefeituras e órgãos públicos, para que possam usar essa legislação inovadora que fortalece a inovação no estado”, disse.

A programação do seminário segue até esta sexta-feira, 8, com oficinas técnicas, mesas-redondas e apresentações de boas práticas. Também foram lançados no evento de hoje o edital do Hackathon de Compras Públicas por Inovação, o Programa Contrata MEI e assinado o termo de adesão ao Contrata+Brasil.

O seminário tem o apoio do Sebrae-PI, Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Procuradoria-Geral do Estado e da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Com informações Ascom/Governo PI

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-e-governo-do-piaui-avancam-na-pauta-de-inovacao-nas-contratacoes-publicas/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

empresas precisam se preparar para 2026