in

Monitoramento da BID ganha força com projeto da ABDI e promete ampliar autonomia e competitividade nacional

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresentou, nesta terça-feira, 5 de agosto, o projeto de avaliação e monitoramento da Base Industrial de Defesa Brasileira (BID), durante reunião plenária da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em Goiânia (GO). A iniciativa, desenvolvida pela Agência em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo estruturar uma base de dados estratégica para fortalecer a soberania nacional, ampliar a autonomia tecnológica e subsidiar políticas públicas voltadas ao setor.

O encontro reuniu representantes do setor de defesa e segurança, além de especialistas e autoridades do governo. A ABDI foi representada pela diretora de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida.

O projeto está alinhado à Missão 6 da Nova Indústria Brasil (NIB), que prevê alcançar a autonomia na produção de 50% das tecnologias críticas para a defesa nacional. Nesse contexto, o monitoramento da BID surge como ferramenta essencial para identificar gargalos, orientar investimentos e estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas nacionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como parte da proposta, será construída uma base de dados dinâmica, com atualização contínua, capaz de acompanhar as transformações do setor e apoiar o fortalecimento da cadeia produtiva de defesa no País.

“Uma base industrial de defesa robusta é essencial para garantir a soberania e a segurança nacional. Ela não só reduz a dependência de fornecedores externos, especialmente em momentos de crises ou conflitos internacionais, como também impulsiona a economia ao gerar empregos qualificados e fomentar a inovação tecnológica”, afirmou Perpétua Almeida.

Parceria

Iniciado em março de 2025, o projeto tem duração de 20 meses. A FIA/USP tem atuado na estruturação do monitoramento da Base Industrial de Defesa, por meio de análises qualitativas e quantitativas de segmentos selecionados, bem como da definição de parâmetros e variáveis que serão atualizados periodicamente.

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/monitoramento-da-bid-ganha-forca-com-projeto-da-abdi-e-promete-ampliar-autonomia-e-competitividade-nacional/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hub 47 impulsiona ecossistema de inovação em Joinville

Fies 2025: divulgada lista de espera do segundo semestre