A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), divulgou o resultado preliminar do edital E-commerce.BR, com a seleção de nove projetos de Transformação Digital voltados ao fortalecimento do comércio eletrônico de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Cada projeto receberá R$ 380 mil para execução de pilotos com duração de seis meses, a partir de setembro deste ano.
A iniciativa foi criada com o objetivo de fomentar o comércio eletrônico nas três regiões, que, juntas, representaram apenas cerca de 10% das transações online no Brasil entre 2016 e 2023, enquanto o Sudeste concentrou 74% do volume de vendas no mesmo período, de acordo com dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional.
As propostas contempladas nesta fase beneficiarão as MPMEs dos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Piauí, Sergipe, Goiás e Mato Grosso do Sul já a partir desse semestre. Em 2026, estes projetos têm a perspectiva de ampliar sua atuação também para o Ceará, Distrito Federal, Roraima, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Paraíba e Tocantins.
As iniciativas foram organizadas em três categorias prioritárias:
- Categoria I – Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos: qualificação em áreas como análise financeira, precificação e otimização de processos digitais;
- Categoria II – Soluções para Entregas e Distribuição: projetos que enfrentem os desafios logísticos das regiões com infraestrutura limitada;
- Categoria III – Comunicação e Integração Digital: soluções tecnológicas que aprimorem a comunicação com o cliente e fortaleçam a presença digital das MPMEs.
Os projetos são desenvolvidos por Redes de Inovação, compostas por no mínimo três instituições públicas ou privadas de âmbito estadual, distrital ou municipal. Ao todo, o edital vai destinar R$ 4,92 milhões para fomentar as vendas online nas três regiões.
O analista de Produtividade e Inovação da ABDI Victor Teles destaca que o edital permite o desenvolvimento do ecossistema empreendedor e beneficia tanto o executor da solução premiada quanto às MPMEs locais.
“Ao fomentar redes de inovação e exigir o envolvimento de múltiplas instituições das regiões-alvo, o programa também tende a estruturar ecossistemas locais de inovação e acelerar a transferência de conhecimento, inclusão produtiva e competitividade das MPMEs, minimizando o hiato regional no acesso ao comércio on-line brasileiro”, pontuou.
Próximas etapas
A primeira fase do edital recebeu 85 propostas válidas, das quais 20 avançaram para a etapa de aperfeiçoamento metodológico. Após capacitações e monitorias técnicas, os projetos foram reavaliados por uma banca especializada, que selecionou os nove mais bem pontuados, distribuídos entre as três categorias.
A etapa de seleção para o piloto segue em fase recursal, e o resultado final está previsto para 21 de agosto. A classificação atual pode sofrer alterações até essa data.
Após a execução dos pilotos, o programa avança para a fase de escala, na qual três propostas receberão R$ 500 mil adicionais cada, além de acompanhamento técnico da ABDI. Essa fase permitirá ampliar o alcance das soluções, replicando as ações para mais empresas, setores e localidades.
Impacto Esperado
Até o fim de 2026, a ABDI prevê impactar mais de 800 empresas de 15 das 20 unidades federativas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ampliando a participação das MPMEs no comércio eletrônico nacional e estimulando o desenvolvimento econômico regional, com geração de emprego e renda nessas regiões.
Mais detalhes sobre o Edital e a lista completa com os nomes dos projetos estão disponíveis no site: abdi.com.br/ecommercebr.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/e-commerce-br-abdi-divulga-resultado-preliminar-de-edital-com-nove-projetos-selecionados/