in

Projeto reforça prazo para municípios emitirem licença para instalar infraestruturas de telecomunicação

O Projeto de Lei 4883/24 prevê que o pedido de licença para instalar infraestrutura de telecomunicações, como torre ou antena, deverá ser analisado pelo município em até 60 dias. Se não houver manifestação do órgão municipal nesse período, a licença será considerada tacitamente aprovada. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Os municípios que descumprirem o prazo estabelecido estarão sujeitos às seguintes penalidades:

  • aplicação de multa diária;
  • responsabilização dos agentes públicos envolvidos;
  • suspensão do repasse de recursos federais vinculados ao cumprimento de metas de desenvolvimento urbano.

Como é hoje
A proposta altera Lei Geral das Antenas, que hoje já prevê 60 dias para a emissão de qualquer licença necessária à instalação de infraestrutura de telecomunicação em área urbana, mas não estabelece punição para o descumprimento do prazo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A demora na análise e emissão de licenças municipais gera insegurança jurídica para os investidores, aumentando os custos dos projetos e desestimulando novos investimentos no setor”, disse o deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), autor do projeto.

Próximos passos
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Comunicação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Crédito da imagem _ Agência Câmara

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Fonte Oficial: https://portaldocomercio.org.br/diario-legislativo/projeto-reforca-prazo-para-municipios-emitirem-licenca-para-instalar-infraestruturas-de-telecomunicacao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=projeto-reforca-prazo-para-municipios-emitirem-licenca-para-instalar-infraestruturas-de-telecomunicacao

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Familiares podem visitar Bolsonaro sem pedir autorização

Adicional de ICMS em serviços essenciais é rejeitado pelo STF