O setor tem mostrado resiliência, mas enfrenta riscos importantes com custos crescentes e desaceleração do consumo (Crédito: FecomercioSP)
O Turismo nacional segue avançando em 2025, mesmo diante de um quadro econômico desafiador. Em maio, o setor faturou R$ 17 bilhões, um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo mês de 2024 — o maior valor já registrado para o período desde o início da série histórica.
O dado integra a Carta de Setorial de agosto elaborada pelo Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que reúne os principais indicadores do setor, as análises econômicas, as tendências e os posicionamentos institucionais relevantes para o planejamento de empresas e entidades.
Dentre os destaques da edição, estão:
- o avanço expressivo das viagens corporativas, que já somam R$ 60 bilhões no ano;
- o recorde na entrada de turistas internacionais no primeiro semestre;
- os impactos do aumento do IOF sobre as operações de turismo no exterior;
- o panorama macroeconômico com base no Brazilian Overview Monthly Report, produzido em parceria com o portal Panrotas.
“O setor tem mostrado resiliência, mas enfrenta riscos importantes com custos crescentes e desaceleração do consumo. A carta contribui para que os agentes do Turismo estejam preparados para responder a esses desafios”, afirma Guilherme Dietze, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP.
Clique aqui e acesse a Carta Setorial de agosto de 2025.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Fonte Oficial: https://www.fecomercio.com.br/noticia/faturamento-do-turismo-cresce-quase-8-e-setor-mira-novos-recordes-1