Definir o preço certo para um produto ou serviço é um dos maiores desafios de qualquer empreendedor. Preços muito altos podem afastar clientes, enquanto valores muito baixos podem desvalorizar a marca e prejudicar a lucratividade. Por isso, usar táticas de precificação inteligentes é essencial para vender mais sem passar a impressão de que seu produto é “barato demais”.
Uma estratégia eficiente é a precificação por valor, que considera o quanto o cliente está disposto a pagar baseado nos benefícios que recebe, e não apenas nos custos do produto. Isso ajuda a posicionar sua oferta como algo de qualidade e que realmente resolve uma necessidade.
Outra tática é o uso de preços psicológicos, como acabar o valor em 9, por exemplo R$ 49,90 ao invés de R$ 50,00, que cria a sensação de preço mais atraente. Oferecer pacotes ou combos também pode aumentar a percepção de valor, além de incentivar vendas maiores.
Marcos Soares, jornalista do VIP CEO, ressalta que “uma precificação inteligente não é só sobre números, mas sobre entender o cliente e comunicar bem o valor do que você oferece.”
Além disso, é importante sempre observar a concorrência, mas sem copiar cegamente os preços dela. Ajustar o preço conforme a resposta do mercado e feedback dos clientes ajuda a encontrar o ponto ideal para crescer com sustentabilidade e fortalecer sua marca.