Programa Loja do Futuro capta tendências e tecnologias para organizar e trazer os micro e pequenos negócios para a atualidade (Crédito: divulgação)
Três mil micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo deverão ser capacitadas por meio do Programa Loja do Futuro, resultado da parceria entre Sebrae-SP e FecomercioSP. O convênio de cooperação técnica para renovação da parceria por 16 meses foi assinado nesta segunda-feira, 19 de maio, na sede do Sebrae-SP. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os empreendedores a modernizar as lojas, implementar inovações e integrar os canais físicos e digitais.
“O Programa Loja do Futuro capta tendências e tecnologias para organizar e trazer os micro e pequenos negócios para a atualidade. A iniciativa envolve um movimento completo com todos os parceiros”, destacou o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos.
O Presidente Executivo da FecomercioSP, Ivo Dall´Acqua, ressaltou a parceria entre as instituições e a importância do programa. “Estamos em um momento de transformação na atividade econômica e todo esse conhecimento precisa ser incorporado para o empresário caminhar melhor com seu negócio”, afirmou.
O convênio também foi celebrado pelo Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa. “Vamos, juntos, auxiliar o empreendedor em tantos desafios que temos hoje, como inteligência artificial, novos perfis de consumidor e formas de acessar produtos. As novidades serão apresentadas para que o empreendedor seja mais competitivo e consiga aumentar o faturamento, melhorar a produtividade, crescer e ajudar a nossa economia”, ressaltou.
O evento contou com a participação do Diretor Regional do Sesc-SP, Luiz Deoclécio Massaro Galina, e do Diretor de Administração e Finanças do Sebrae-SP, Reinaldo Pedro Correa.
Inovações
O Programa Loja do Futuro é inspirado nas tendências e tecnologias exibidas nas últimas edições das feiras internacionais NRF, de Nova York, e Euroshop, em Dusseldorf, na Alemanha. A iniciativa envolve três fases e começa com o lançamento regional realizado em parceria com os Sindicatos do Comércio Varejista locais e uma palestra sobre o futuro do varejo e Inteligência Artificial (IA). Quarenta e sete eventos de sensibilização já estão agendados até agosto para divulgação da iniciativa.
Na segunda fase, os empresários participam das capacitações com destaque para o uso da IA para otimizar tempo e aumentar os resultados. Na fase três, são apresentadas soluções de impacto, como a realização do diagnóstico para análise de crescimento empresarial e consultorias.
Entre as novidades estão as soluções envolvendo temas como adequação de loja, cliente oculto, visual merchandising e consultoria para mapeamento de fluxo de pessoas e integração de varejo.
Para o ciclo 2025/2026, a previsão é atingir mais de 6 mil empresas com as palestras de lançamento e contabilizar a adesão de 3 mil negócios no programa. A expectativa é que as empresas atinjam um aumento médio de 12% no faturamento. Em 2024, 5,1 mil empresas foram sensibilizadas e 2,5 mil aderiram ao programa.
O programa também terá um espaço dedicado na Feira do Empreendedor, que será realizada entre 15 e 18 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista. O Empório Loja do Futuro será instalado no espaço São Paulo de Destino e Sabores e vai funcionar como um showroom de tecnologias do varejo.
Matéria originalmente publicada no portal Sebrae-SP em 20 de maio de 2025.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Fonte Oficial: https://www.fecomercio.com.br/noticia/sebrae-sp-e-fecomercio-vao-capacitar-3-mil-empresas-no-estado-de-sao-paulo