in

Em janeiro, vendas no varejo variam -0,1%

Em janeiro de 2025, o volume de vendas do comércio varejista variou -0,1%, frente a dezembro, na série com ajuste sazonal, e a média móvel trimestral foi de -0,2%. Frente a janeiro de 2024, o volume de vendas do varejo cresceu 3,1%, sua vigésima taxa positiva nesta comparação. O acumulado nos últimos 12 meses foi a 4,7%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE











Período Varejo Varejo Ampliado
Volume de vendas Receita nominal Volume de vendas Receita nominal
Janeiro / Dezembro* -0,1 -0,2 2,3 1,7
Média móvel trimestral* -0,2 0,2 -0,2 0,2
Janeiro 2025 / Janeiro 2024 3,1 8,7 2,2 6,8
Acumulado 2025 3,1 8,7 2,2 6,8
Acumulado 12 meses 4,7 9,2 3,8 7,4
*Série COM ajuste sazonal    

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas cresceu 2,3% em janeiro. A média móvel foi de -0,2%. 

Frente ao mesmo período de 2024, houve alta de 2,2%, sua 12ª alta consecutiva nesta comparação.O acumulado em 12 meses foi de 3,8%.

Em janeiro de 2025, com a variação de -0,1% na série com ajuste sazonal, o varejo nacional chegou a três meses seguidos de estabilidade, com uma sequência de três variações no campo negativo, mas muito próximas de zero. Com isso, em janeiro de 2025 o varejo se encontra 0,6% abaixo do patamar recorde da série do índice de base fixa com ajuste sazonal, atingido em outubro de 2024.

Dois setores de grande peso no indicador mostraram variações negativas nessa comparação: Hiper e supermercados, produtos alimentícias, bebidas e fumo (-0,4%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (-3,4%), este último registrando sua quarta queda consecutiva.
























VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:  Janeiro 2025 – Brasil
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
NOV DEZ JAN NOV DEZ JAN NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) -0,2 -0,3 -0,1 5,2 2,0 3,1 3,1 4,7
1 – Combustíveis e lubrificantes 2,3 -2,6 1,2 3,0 -1,8 1,1 1,1 -1,5
2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo -0,2 -0,4 -0,4 5,4 -0,8 2,8 2,8 4,3
       2.1 – Super e hipermercados -0,2 -0,4 0,0 6,2 -0,3 3,4 3,4 5,0
3 – Tecidos, vest. e calçados 1,3 -1,8 -0,1 8,3 3,6 2,6 2,6 3,0
4 – Móveis e eletrodomésticos -2,0 0,4 -0,2 0,5 9,4 4,4 4,4 4,4
       4.1 – Móveis 5,9 4,1 0,5 0,5 6,1
       4.2 – Eletrodomésticos -1,0 10,6 5,5 5,5 3,8
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria -0,7 -2,5 -3,4 12,8 9,6 6,2 6,2 14,1
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria -1,1 1,0 0,6 -11,1 -3,9 -0,2 -0,2 -6,4
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação 4,1 -5,9 5,3 -4,0 -2,2 1,9 1,9 0,5
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico -0,7 0,7 0,7 3,9 9,8 4,5 4,5 7,6
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) -1,4 -1,5 2,3 2,4 1,2 2,2 2,2 3,8
9 – Veículos e motos, partes e peças -8,6 -1,5 4,8 4,1 5,8 8,9 8,9 11,4
10- Material de construção -1,5 -3,7 3,0 3,7 2,1 3,9 3,9 5,1
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo       -11,4 -8,1 -10,4 -10,4 -8,9
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas. (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10.

Quatro das oito atividades tiveram resultados positivos na série com ajuste sazonal

O volume de vendas do comércio varejista variou -0,1% frente a dezembro de 2024, na série com ajuste sazonal. Quatro das oito atividades pesquisadas tiveram variações positivas: Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (5,3%), Combustíveis e lubrificantes (1,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,7%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (0,6%). As outras quatro atividades tiveram taxas negativas: Tecidos, vestuário e calçados (-0,1%), Móveis e eletrodomésticos (-0,2%), Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-3,4%).

As duas atividades adicionais que compõem o varejo ampliado tiveram trajetória positiva: Veículos, motos, partes e peças (4,8%) e Material de Construção (3,0%).

Sete das oito atividades do varejo avançaram frente a janeiro de 2024

Em janeiro de 2025, frente a igual mês de 2024, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 3,1%, com altas em sete das oito atividades pesquisadas: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,2%),  Outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,5%), Móveis e eletrodomésticos (4,4%), Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,8%), Tecidos, Vestuário e Calçados (2,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,9%) e Combustíveis e lubrificantes (1,1%). A única variação negativa nesta comparação em Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,2%).

No comércio varejista ampliado, Veículos, motos, partes e peças cresceu 8,9% em relação a janeiro de 2024, Material de Construção teve alta de 3,9% e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou queda de 10,4%.
























RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Janeiro 2025 – Brasil
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
NOV DEZ JAN NOV DEZ JAN NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 0,2 0,5 -0,2 10,9 7,7 8,7 8,7 9,2
1 – Combustíveis e lubrificantes 1,1 -0,7 3,1 5,9 3,5 8,1 8,1 4,3
2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 0,8 0,1 0,2 13,1 6,4 9,6 9,6 9,2
       2.1 – Super e hipermercados 0,9 -0,4 0,4 13,8 6,8 10,1 10,1 9,7
3 – Tecidos, vest. e calçados 1,4 0,5 -2,5 10,1 5,8 4,6 4,6 4,9
4 – Móveis e eletrodomésticos -2,0 0,1 -0,6 1,4 9,4 3,9 3,9 4,1
       4.1 – Móveis 8,3 6,8 3,2 3,2 7,6
       4.2 – Eletrodomésticos -0,7 10,3 4,1 4,1 3,0
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria -0,6 -1,6 -2,6 18,5 15,6 11,7 11,7 20,2
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria 0,0 3,2 3,1 -4,0 2,8 5,8 5,8 1,1
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação 3,8 -5,8 5,2 -4,5 -2,0 2,1 2,1 -1,4
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico -0,1 1,1 1,0 7,5 13,6 7,9 7,9 10,8
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) -0,4 -0,7 1,7 7,4 6,3 6,8 6,8 7,4
9 – Veículos e motos, partes e peças -8,4 -1,2 4,9 4,9 7,2 11,1 11,1 11,3
10- Material de construção -1,3 -3,7 3,2 5,9 3,7 5,5 5,5 5,4
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo       -2,8 0,0 -4,4 -4,4 -2,3
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas. (1) Séries com ajuste sazonal.

O setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria cresceu 6,2% frente ao mesmo mês do ano anterior, maior alta entre os oitos setores do varejo e vigésimo terceiro resultado positivo no indicador interanual. O setor deu a segunda maior contribuição (0,6 p.p.) para a taxa global do varejo (3,1%). No acumulado nos últimos doze meses, o setor mostra manteve a intensidade de ganhos, ao passar de 14,2% até dezembro de 2024 para 14,1% até janeiro de 2025.

O setor de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, etc., cresceu 4,5% frente a janeiro de 2024, décima segunda alta consecutiva, menos intensa, porém, que a do mês anterior (9,8% em dezembro de 2024). Além disso, o acumulado dos últimos 12 meses registra ganhos (7,6% para janeiro 2025) desde julho de 2024.

As vendas de Móveis e eletrodomésticos cresceram 4,4% frente a janeiro de 2024, após crescimento de 9,4% em dezembro. Desde agosto de 2024 o setor tem alternado meses de crescimento menos intenso (ou estabilidade) com posterior recuperação no mês seguinte: 6,3% em agosto; -0,2% em setembro; 9,9% em outubro; e 0,5% em novembro. No entanto, nos últimos doze meses, o setor acumula ganhos, de forma ininterrupta, ao longo dos últimos dezenoves meses, chegando a 4,4% em janeiro de 2025. 

Com alta de 2,8% na comparação com janeiro de 2024, o setor de Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, inverte, em janeiro de 2025, resultado negativo de dezembro de 2024 (-0,8%). Com isso, o volume de vendas de janeiro representou a maior contribuição na formação da taxa global, somando 1,6 p.p. ao total de 3,1% do varejo. Na comparação dos últimos 12 meses, a atividade também acumula ganhos: 4,3% até janeiro de 2025, resultado menor em relação ao patamar de 4,6% acumulado até dezembro de 2024.

O setor de Tecidos, vestuário e calçados cresceu 2,6% em janeiro de 2025, no indicador interanual, sétimo resultado positivo após estabilidade (0,0%) em junho de 2024. A atividade vem sustentando crescimento a partir do segundo semestre de 2024 após um período de perdas no primeiro semestre. Em relação ao indicador acumulado nos últimos 12 meses, o resultado é de ganhos também a partir de agosto de 2024, crescente, chegando a +3,0% em janeiro de 2025.

O setor de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, na comparação interanual, apresentou aumento de 1,9% em relação a janeiro de 2024, primeiro resultado positivo depois de dois meses de queda (-4,0% em novembro e -2,2% em dezembro). Nessa comparação, dos últimos 12 pontos, seis foram de resultados negativos e seis de resultados positivos. Em termos do acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 0,7% até dezembro de 2024 para 0,5% em janeiro, o setor demonstra diminuição na intensidade de crescimento.

O setor de Combustíveis e Lubrificantes, em janeiro de 2025, apresentou alta de 1,1% nas vendas em relação a janeiro de 2024. Esse resultado inverte resultado negativo registrado em dezembro (-1,8%). Desde maio de 2024, o setor vinha apresentando resultados negativos em comparação ao mesmo período do ano anterior (-4,0% em maio e junho, -4,4% em julho, -4,6% em agosto e -1,5% em setembro), passando a registrar crescimento após este período (+2,0% em outubro e +3,0% em novembro). Adicionalmente, ao analisar o acumulado dos últimos doze meses, percebe-se que o setor mantem perdas consecutivas desde março de 2024, chegando a -1,5% até janeiro de 2025.

A única atividade a apresentar variação no campo negativo em janeiro de 2025 em relação a janeiro de 2024 foi a de Livros, jornais, revistas e papelaria, com -0,2%, nono mês consecutivo sem registrar altas. De fato, o único mês a contabilizar alta para o setor, desde fevereiro de 2023 foi abril de 2024 (+2,4%). Em doze meses o setor acumula perdas de 6,4% de até janeiro de 2025, menos intenso do que patamar estabelecido em dezembro (-7,7%).

No comércio varejista ampliado, a atividade de Veículos e motos, partes e peças apresentou aumento de 8,9% nas vendas frente a janeiro de 2024, vigésimo primeiro resultado positivo para o setor, na base interanual (último mês a registrar queda neste indicador foi abril de 2024: -2,0%). Adicionalmente, o setor foi o que mais contribuiu para a taxa global interanual, somando 1,6 p.p. ao total de 2,2% do varejo ampliado. No acumulado dos últimos doze meses, o resultado é de ganhos, mas decrescentes desde outubro: 12,9% até outubro; 11,8% até novembro; 11,2% até dezembro de 2024; e 11,4% até janeiro.

Já o setor de Material de construção apresentou taxa positiva (3,9%), na comparação mês contra mesmo mês do ano anterior, chegando a oito meses de crescimento ininterrupto. O resultado de janeiro também é maior dos últimos três meses, sendo superado apenas por outubro de 2024: 12,5% em outubro; 3,7% em novembro e 2,1% em dezembro. Nos últimos doze meses, os ganhos são crescentes desde abril de 2024 (0,4%), atingindo 5,1% até janeiro de 2025.

Por fim, as empresas de Atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo apresentaram queda de 10,4% em janeiro de 2025 comparado com janeiro de 2024, sexto resultado negativo consecutivo e o terceiro, no período a atingir uma amplitude de dois dígitos (os demais foram agosto e novembro: -11,6% e -11,4%, respectivamente. Nos últimos doze meses o resultado também é de perdas: -8,9% até janeiro.

Comércio varejista teve taxas positivas em 15 das 27 unidades da federação

De dezembro de 2024 para janeiro de 2025, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista foi de -0,1% com resultados positivos em 15 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (13,1%), Tocantins (4,6%) e Mato Grosso (3,1%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 11 das 27 UFs, com destaque para Sergipe (-3,9%), Roraima (-3,5%) e Alagoas (-2,0%). O Espírito Santo registrou estabilidade (0,0%).

Para a mesma comparação, o comércio varejista ampliado teve alta de 2,3% e resultados positivos em 21 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (13,5%), Tocantins (10,2%) e Mato Grosso (5,5%). Por outro lado, 6 das 27 Unidades da Federação registraram queda na margem, com destaque para Roraima (-2,7%), Alagoas (-2,5%) e Sergipe (-2,3%).

Frente a  janeiro  de 2024, a alta de 3,1% das vendas no comércio varejista teve também predomínio de taxas positivas para as Unidades da Federação (23 do total de 27), com destaque para: Amapá (14,3%), Rio Grande do Sul (10,8%) e Santa Catarina (8,3%). Quatro Unidades da Federação alcançaram resultados negativos na comparação interanual, com destaque para: Mato Grosso (-6,8%), Roraima (-5,2%) e Sergipe (-2,0%).

Já no varejo ampliado, a comparação entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025 teve resultados positivos em 21 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (16,9%), Rio Grande do Sul (12,1%) e Santa Catarina (7,8%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram seis das 27 UFs, com destaque pata Maranhão (-6,9%), Roraima (-4,9%) e Mato Grosso (-4,5%).

Fonte Oficial: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/42868-em-janeiro-vendas-no-varejo-variam-0-1.html

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O crescimento dos marketplaces B2B no Brasil: oportunidades e desafios