A 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente do Sistema Comércio acontece nesta sexta-feira, dia 24, das 10h às 17h, em formato online. Veja como participar! (Arte: TUTU)
Vem aí a 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente do Sistema Comércio. Promovido pelo Grupo Técnico de Trabalho sobre Meio Ambiente (GTT-MA) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o evento acontecerá nesta sexta-feira (24), em formato online, com a temática Emergência Climática: Desafios e Soluções para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
O evento (gratuito) busca engajar a participação de empresários, gestores, especialistas em sustentabilidade, representantes de sindicatos e federações e outros interessados em colaborar com a construção de soluções climáticas no âmbito do comércio.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), integrante do GTT-MA, participará da reunião como facilitadora na sala de debate do pilar de adaptação e preparação para desastres. As edições das conferências livres são etapas preparatórias da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e permitem uma abordagem focada em setores específicos.
As propostas a serem levantadas durante essa etapa servirão de base para a formulação de novas legislações e políticas públicas, considerando o impacto transversal das mudanças climáticas sobre todos os setores econômicos e sociais. Dessa forma, essa primeira edição será uma oportunidade ideal para os representantes dos setores do Comércio de bens, serviços e turismo identificarem os principais desafios e apontarem as soluções viáveis frente à emergência climática. O objetivo é levantar as demandas e necessidades desses setores estratégicos, em cinco eixos temáticos prioritários:
- Mitigação | redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE);
- Adaptação e Preparação para Desastres | prevenção de riscos e diminuição de perdas e danos;
- Justiça Climática | superação das desigualdades;
- Transformação Ecológica | descarbonização da economia com mais inclusão social;
- Governança e Educação Ambiental | participação e controle social.
Na ocasião, as contribuições e sugestões serão apresentadas e debatidas. A partir daí, serão selecionadas, por votação, dez propostas, sendo duas por eixo temático, que serão levadas para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, garantindo a participação ativa na etapa nacional e fortalecendo a resiliência dos setores representados.
Engajamento do Sistema Comércio
A CNC solicitou apoio de federações e sindicatos, bem como das unidades do Sesc e do Senac, para a coleta de propostas setoriais. A FecomercioSP fez uma contribuição por eixo, totalizando cinco.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Fonte Oficial: Portal STF