Entidade segue apoiando projetos e medidas de incentivo e apoio ao empreendedorismo feminino de micro e pequeno portes no Brasil
As oportunidades e os desafios à presença de mulheres na gestão das empresas, inclusive dos próprios negócios, foram tema de reunião em Brasília com debate entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), lideranças femininas em Brasília e integrantes da Câmara das Mulheres Empreendedoras do Comércio (CBMEC).
Dentre os temas, as mudanças tecnológicas em curso, além da mudança no sistema tributário, e o impacto disso na presença das mulheres no mercado e liderando inovação nas próprias empresas. A FecomercioSP está cada vez mais presente nesses espaços de debate em prol do empreendedorismo feminino — sobretudo por meio da mobilização do Congresso e do Executivo —, de modo a municiar parlamentares com dados a respeito da importância da presença dessas pessoas aos setores de Comércio e Serviços.
Foi com esse intuito que Gisela Lopes, vice-presidente da FecomercioSP e presidente do Conselho do Comércio Varejista da Entidade, esteve presente no encontro. “Empresas lideradas por mulheres demonstram excelentes resultados em práticas sustentáveis, associados a um ambiente de trabalho equitativo e com gestão mais próxima, causando reflexos diretos no desempenho do setor empresarial. Contudo, existem ainda muitas barreiras a serem vencidas pelas empreendedoras, como a dificuldade maior de acesso a crédito, os estereótipos ultrapassados e a discrepância salarial. Daí a importância de políticas públicas e iniciativas dos setores público e privado que garantam mais igualdade e oportunidades às mulheres”, pondera.
Além de encontros como esse, a Entidade segue apoiando projetos e medidas de incentivo e apoio ao empreendedorismo feminino de micro e pequeno portes no Brasil, como o PL 1.334/2023, que institui o Programa Nacional Mulher Empreendedora Cidadã; o PL 904/2023, que visa fomentar o empreendedorismo desse público por meio de um microcrédito produtivo orientado; e o PLC 31/2021, que cria a figura da MEI — Mulher Empreendedora. O encontro discutiu temas como relacionamento com clientes, inovação tecnológica, letramento digital, políticas de incentivo ao crédito, novas formas de trabalho, entre outros.
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Fonte Oficial: FecomercioSP