Comece a trilhar o caminho da responsabilidade socioambiental com metas acessíveis e trabalho gradual (Arte: TUTU)
A ideia de que somente grandes empresas conseguem trabalhar com a agenda ESG é falsa, assim como a percepção de que essa agenda promove redução nos lucros. Práticas ESG geram mais percepção de valor para produtos sustentáveis, permitindo a ampliação dos ganhos. Várias escolhas sustentáveis, inclusive, são mais baratas. Outro mito é de que ESG é difícil. Na realidade, trata-se de olhar para a produção e para o negócio buscando sempre as escolhas que realmente demonstram compromisso.
Então, o que seria, na prática, fazer as escolhas para o negócio com foco nos avanços que ocorrem no mundo? O primeiro passo é conhecer os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como suas metas. A partir disso, escolher poucos objetivos, estabelecer poucos indicadores e metas de acompanhamento e atuar com intensidade em torno de um ou mais objetivos. O caminho a ser trilhado pela empresa não precisa ser nebuloso. É possível implementar práticas ESG com poucas metas que realmente transformem a relação com trabalhadores e fornecedores e que reduzam, dia após dia, o impacto ao meio ambiente.
Pensando nisso, o Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) produziu o e-book Desmitificando o ESG exatamente para ajudar o empresário a manusear esses princípios sem se perder, bem como para desfazer a impressão de que a agenda ESG não é para pequenas empresas. O material, disponível no Fecomercio Lab, efetiva mais uma etapa na vasta produção de conteúdo de orientação sobre sustentabilidade e ESG produzido pela Federação. Acesse aqui.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Fonte Oficial: FecomercioSP