“Os empresários percebem aquecimento nas cotações e contratações de espaços para eventos de todos os tipos”, disse Mariana Aldrigui
(Arte: TUTU)
Os bons desempenhos na ocupação hoteleira, nos empregos e no faturamento fizeram o turismo, como um todo, crescer 30,3% no primeiro mês de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado, e consolidar a recuperação do Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT). O indicativo mensal é verificado pelo Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos, da SPTuris.
Em janeiro, o faturamento do turismo e o número de empregados nos segmentos apresentaram altas de 135% e 17%, respectivamente. A taxa de ocupação hoteleira chegou a 50,2%. Segundo levantamento da Entidade, no contraponto anual, o faturamento do turismo na cidade mais que dobrou, com média diária de rendimento de R$ 44,1 milhões – ante os R$ 18,7 milhões constatados em janeiro de 2022. Na comparação com dezembro do ano passado, houve retração de 9,2%.
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Este cenário só foi possível por causa da taxa de ocupação hoteleira mais elevada, de 48,7% para 50,2%, além do aumento das tarifas médias. Consequentemente, se a atividade está aquecida, há necessidade de mão de obra para atender à demanda. O número de empregados em setores ligados ao turismo chegou a 419 mil em janeiro, superior aos 401,7 mil no mesmo período de 2022 e dos 417,4 mil em dezembro.
As movimentações nos aeroportos e rodoviárias também seguiram a tendência positiva, tanto na comparação mensal quanto na anual. Nos terminais aéreos, a média diária de passageiros foi de 169 mil – quase 30 mil a mais do que há um ano. Nos terminais rodoviários, houve aumento anual de quase 9 mil, com média mensal em janeiro de 48 mil pessoas.
De acordo com a FecomercioSP, a queda mensal em algumas variáveis deve ser pontual, uma vez que, na cidade, o turismo continua vivendo um ciclo de expansão. A expectativa é que o carnaval tenha influenciado de forma positiva os dados de fevereiro – mesmo que os eventos (desfiles ou festejos de rua) sejam destinados a um público majoritariamente local.
Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, além do movimento de normalização dos fluxos, aproximando-se das curvas pré-pandemia, janeiro foi um mês pródigo para as viagens internacionais e para destinos de sol e praia, com natural redução da realização de eventos, o que fez diminuir a demanda para a capital. “Entretanto, para além de toda a movimentação prevista para o carnaval, que elevará os números de fevereiro, os empresários percebem aquecimento nas cotações e contratações de espaços para eventos de todos os tipos, o que sinaliza um ano bastante interessante para o turismo paulistano”, afirma.
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Fonte Oficial: FecomercioSP