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Bonificação incentiva funcionários e pode aumentar produtividade da empresa – FecomercioSP

Entidade acredita que um sistema bem implementado pode reduzir até a rotatividade de empregados
(Arte: TUTU) 

Recompensar o trabalho dos funcionários é uma maneira eficaz de aumentar a produtividade. Isso ocorre porque, ao se sentir valorizado, o empregado busca meios de desenvolver suas atividades com mais empenho e atenção para superar as metas apresentadas. Nesse sentido, é interessante pesquisar e compreender como funciona um sistema de bonificação.

Em linhas gerais, é uma gratificação que o empregado recebe por atingir determinados critérios preestabelecidos. Essa recompensa pode ou não envolver uma quantia em dinheiro, e é importante destacar que existem muitas formas de gerar incentivos. Podem servir como bonificação alguns prêmios como celulares, diárias de viagens nacionais e internacionais, compra de produtos diversos, etc.

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A assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) recomenda que, antes de oferecê-la, os gestores avaliem qual o tipo de gratificação que mais combina com o perfil dos funcionários. A Entidade acredita que um sistema de bonificação bem implementado pode reduzir até mesmo a rotatividade de empregados.

Como implantar um programa de bonificação
A empresa também deve levar em consideração que um modelo mal escolhido pode gerar impactos contrários como desmotivação e queda na produtividade da empesa. Para que isto não ocorra algumas dicas devem ser consideradas ao se implantar esse programa:

* Mapear o perfil dos colaboradores a fim de identificar seus objetivos e alinhá-los aos objetivos da empresa. Lembrando que é sempre importante que a empresa trace objetivos mensuráveis.

* Fique atento ao fluxo e caixa da empresa: é importante que a empresa esteja em dia com o seu planejamento financeiro para cumprir com todos os “prêmios prometidos”. Nunca prometa algo que não será possível cumprir.

* Acompanhamento e melhoria contínua: todo programa de bonificação deve ser acompanhado periodicamente a fim de verificar os resultados atingidos por cada colaborador, como também aqueles alcançados na totalidade. Com isso, se garantem as medidas necessárias ou ajustes para que se atinja o objetivo.

* Seja claro e objetivo: o programa deve ser de fácil entendimento e claro para todos os colaboradores. A divulgação é fundamental para o sucesso do programa.

Atenção
Caso a bonificação escolhida pela empresa seja em dinheiro, não se deve recolher encargos sobre esse valor, porém, recomenda-se destacá-lo na folha de pagamento (holerite) para que fique claro ao empregado o valor da remuneração.

Para saber mais sobre o assunto e conhecer também o mecanismo de recompensa de comissão, confira um conteúdo especial desenvolvido pela FecomercioSP aqui.

 

Fonte Oficial: FecomercioSP

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