Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Essa regra pode não valer para tudo, mas vale para o calendário de festivais de música no Brasil e, felizmente, ao redor do mundo.

Todos os anos são milhares de festivais espalhados pelo globo para todos os gostos — de música eletrônica, como EDM e techno, a clássicos do rock, como metal e punk. Além dos gigantes já conhecidos pela maioria das pessoas — Lollapalooza e Coachella —, existem alguns outros igualmente bons, que acabam não sendo a escolha preferida do grande público na hora da decisão.

Selecionamos 5 festivais de música pouco óbvios para você se jogar em 2019 e, quem sabe, ainda conhecer um novo lugar.

DIMENSIONS FESTIVAL

Com um dos melhores line-ups entre os festivais de música eletrônica, o Dimensions Festival não é tão conhecido porque acontece dentro do Fort Punta Christo, um forte construído no final do século 19 para defender a região portuária da cidade de Pula, na Croácia, com capacidade limitada de pessoas. O line-up deste ano inclui alguns dos nomes mais pesados do House, Disco e Techno: Tony Allen & Jeff Mills, Awesome Tapes From Africa, Helena Hauff, Peggy Gou, Omar-S, Nina Kraviz, entre outros. Além da curadoria musical, a paisagem local é uma atração à parte, digna de qualquer feed de Instagram.

Próxima edição: 29 de agosto a 01 de setembro.
Pula, parte da península Ístria, Croácia.

AFROPUNK FEST

Talvez o mais conhecido dessa lista, o Afropunk Fest acontece originalmente no Brooklyn, nos EUA, e recebe todo ano cerca de 70 mil pessoas, além de edições em outras capitais do mundo, como Londres e Paris. Apesar da alta frequência, o público ainda é local e formado em sua maioria por pessoas negras, uma vez que a questão racial começou a ser melhor difundida pelo mundo há pouco anos. Mais que um festival, é um movimento cultural que celebra a cultura negra e minorias.

Próxima edição: agosto de 2019 (a confirmar).
Brooklyn, Nova York, Estados Unidos.

PRIMAVERA SOUND

O Primavera Sound, que acontece em Barcelona, apesar de respeitado na Europa, é um dos festivais mais subestimados pelo resto do mundo. Isso porque boa parte das pessoas opta pelo Glastonbury, o qual ocorre quase na mesma época. A verdade é que o Primavera Sound vem pavimentando o futuro dos festivais há algum tempo, implementando medidas que os mais famosos ainda não fizeram, como um line-up formado por 50% de mulheres e equilíbrio satisfatório entre diferentes gêneros musicais, do reggaeton ao eletrônico.

Próxima edição: 30 de maio a 01 de junho.
Parc del Forum, Barcelona, Espanha.

TROPICAL BURN

A versão regional do Burning Man, Tropical Burn, chega finalmente ao Brasil neste ano, especificamente entre os dias 20 e 24 de junho. Com edições na Austrália, África do Sul, Espanha, Israel e outros, o Burning Man brasileiro será realizado em uma praia no Rio Grande do Norte, sendo o primeiro regional da rede a acontecer em um ambiente tropical. Regido por 10 princípios éticos, não se define exatamente como um festival, nem como um evento, mas sim como um acontecimento.

Primeira edição: 20 e 24 de junho.
Rio Grande do Norte, Brasil.

+ Por dentro do festival mais hype do mundo
+ Tudo que você precisa saber para acompanhar o Festival de Cinema de Berlim de 2019
+ ‘Tudo que vai surgir na música daqui pra frente já aconteceu’, diz Kondzilla

MIMO FESTIVAL

Nascido em 2004 no interior das igrejas de Olinda, o MIMO celebra seu décimo quinto ano em 2019. Anualmente, apresenta programação com grandes artistas da música brasileira aliada à uma paralela de cinema, em que a música é protagonista. Hoje ocorre em quatro cidades diferentes: Olinda, Paraty, Rio de Janeiro e São Paulo, consolidando-se como um dos festivais mais abrangentes do Brasil.

Próximas edições: maio de 2019.
Rio de Janeiro e SãoPaulo, Brasil.

Fonte Oficial: GQ

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.