A fusão proposta entre Olenox Industries Inc. e CS Digital Ventures apresenta um modelo baseado em data centers construídos próximos à geração de energia e fora da rede elétrica convencional. A estratégia busca reduzir custos operacionais e aumentar a previsibilidade da mineração de Bitcoin.
A CS Digital contribui com cerca de 2,1 exahashes de capacidade instalada e experiência na implantação de mais de 20 data centers em diferentes regiões. A proposta é integrar essa operação à infraestrutura energética da Olenox, criando uma plataforma que pode ser utilizada tanto para mineração quanto para cargas computacionais relacionadas à inteligência artificial.
Segundo Bernardo Schucman, cofundador e CEO da CS Digital, “2026 pode marcar o início de uma nova fase, com data centers fora da rede sendo construídos perto da geração de energia”. A abordagem indica uma tendência de descentralização da infraestrutura digital, reduzindo dependência de grids tradicionais.
Além do impacto em custos, o modelo também pode alterar a forma como projetos de mineração são estruturados, aproximando-os de hubs energéticos e ampliando a flexibilidade para expansão. A convergência entre mineração e infraestrutura de IA também reforça o papel dos data centers como ativos estratégicos em diferentes verticais tecnológicas.
A iniciativa ocorre em um momento em que eficiência energética e escalabilidade se tornam fatores centrais para a sustentabilidade do setor, especialmente diante do aumento da dificuldade de mineração e da necessidade de otimizar operações.
Para ler mais sobre a movimentação, acesse a Gazeta Mercantil.
Fonte Oficial: https://startupi.com.br/fusao-entre-olenox-e-cs-digital/