A Revista da CGU conquistou a classificação Qualis A4 no sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a maior pontuação do periódico em sua história. A publicação, que antes ocupava a classificação B2, terá edição especial comemorativa de celebração de seus 20 anos, em 2026. Coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Secretaria de Integridade Pública (SIP), o periódico é voltado à promoção e difusão de conteúdo técnico-científico em áreas como Controle, Auditoria, Correição, Transparência, Ouvidoria e Prevenção e Combate à Corrupção.
“Estamos muito orgulhosos com o atingimento desta classificação histórica, especialmente no ano em que celebramos os 20 anos da Revista da CGU. Essa conquista representa o esforço dos servidores e servidoras que se dedicam a este projeto e aos pesquisadores e pesquisadoras que submetem trabalhos de qualidade ao nosso periódico”, disse a secretária de Integridade Pública, Patricia Alvares de Azevedo Oliveira.
Edição especial de 20 anos
Até 30 de junho, a Revista da CGU está com a chamada aberta para pesquisadores, profissionais, gestores públicos e demais interessados a submeterem artigos científicos para a sua 34ª edição, dedicada à comemoração dos seus 20 anos.
Segundo a secretária de Integridade Pública da CGU, Patricia Oliveira, esta nova edição da revista será uma oportunidade única de produzir uma publicação especial e comemorativa. “Estamos preparando a 34ª edição com muito carinho, para celebrar os 20 anos da publicação. No momento em que o fortalecimento da integridade pública é considerado pela OCDE como um dos pilares para o aumento da confiança da sociedade nos governos, esperamos contar com a participação intensa dos pesquisadores e pesquisadoras dos temas abrangidos pela Revista”, reforçou.
Esta edição dos 20 anos contará com a curadoria editorial de um grupo de editores especiais convidados, com ampla trajetória técnica e acadêmica no tema:
- Ana Claudia Farranha – Faculdade de Direito da Universidade de Brasília
- Ana Rita Silva Sacramento – Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
- Cecília Olivieri – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
- Luís de Sousa – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
- Luiz Filipe Goldfeder Reinecke – Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí da Universidade do Estado de Santa Catarina
- Marco Antônio Carvalho Teixeira – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas
O prazo para submissão de trabalhos desta 34ª edição vai até 30 de junho de 2026 e a previsão de publicação é para dezembro de 2026.
As normas para apresentação e submissão de trabalhos podem ser encontradas no site da Revista da CGU, por meio do endereço eletrônico: https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/about/submissions
Qualis
O Qualis é um sistema de classificação de periódicos científicos utilizado pela Capes, instituição brasileira responsável pela avaliação e fomento da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no país.
A análise classifica a qualidade dos trabalhos acadêmicos e pesquisas científicas, sendo um dos indicadores mais importantes para avaliar a produção acadêmica do país. O sistema serve para auxiliar a comunidade científica a identificar onde devem buscar publicar seus trabalhos, servindo como um termômetro para apontar o nível de prestígio da publicação.
Revista da CGU
A Revista da CGU veio a público pela primeira vez em dezembro de 2006, no contexto do debate e do aprofundamento das discussões que marcaram a celebração do dia 9 de dezembro, o Dia Internacional contra a Corrupção.
A publicação vem passando por um intenso processo de fortalecimento e aprimoramento de sua gestão e de seu fluxo editorial, com a adesão a padrões e recomendações internacionais de ética e produção científica.
Atualmente, existem duas chamadas para submissão de trabalhos para a revista; a 33ª edição, que tem com tema “Governo Aberto: Transparência, Participação e Ouvidoria”, com o prazo para envio de trabalhos até o dia 1º de fevereiro de 2026 e com previsão de publicação para maio de 2026, e a edição especial comemorativa de 20 anos.