De janeiro a novembro de 2025, as micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras foram responsáveis pela contratação de mais de 1,3 milhão de trabalhadores com carteira assinada, segundo levantamento do Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O número representa sete em cada dez empregos formais gerados no país no período.
Resultado supera todo o acumulado de 2024
O total de contratações realizadas pelas MPE em 2025 já é superior ao registrado em todo o ano anterior. Em 2024, foram 1,22 milhão de admissões formais nos pequenos negócios.
“Os acontecimentos recentes são surpreendentes e estão diretamente relacionados também à geração de empregos. Vivemos hoje uma situação próxima do pleno emprego, com estabilidade econômica e um ambiente que inspira confiança e entusiasmo. O Brasil vive, assim, um comportamento coletivo positivo, otimista e seguro em relação ao modelo econômico que escolheu construir”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Comércio lidera contratações em novembro
Em novembro de 2025, o setor que mais contratou entre as micro e pequenas empresas foi o Comércio, com 63,4 mil novos postos de trabalho formais.
Em seguida, destacaram-se os setores de:
- Serviços, com 34,4 mil contratações
- Construção, com 1,5 mil admissões
Os dados mostram que, mesmo nos últimos meses do ano, os pequenos negócios mantêm papel central na geração de empregos no Brasil.
Com informações do Sebrae
Fonte Oficial: https://www.contabeis.com.br/noticias/74578/pequenos-negocios-lideram-geracao-de-empregos-formais-no-pais/