in

Festival Curicaca 2025: inovação e sustentabilidade marcaram novo encontro internacional da indústria

De 7 a 11 de outubro de 2025, Brasília recebeu a primeira edição do Festival Internacional Curicaca, organizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com uma programação gratuita e voltada para tecnologia, inovação, sustentabilidade, cultura e desenvolvimento industrial. Realizado na Arena BRB Mané Garrincha e em diversos pontos da Capital Federal, o evento foi um encontro plural que uniu público diverso, especialistas nacionais e internacionais, atrações culturais e uma intensa agenda de conteúdo.

Com uma expectativa inicial de 100 mil participantes, o festival superou a meta de público e mobilizou a cidade com trilhas de conhecimento, painéis, debates, ativações tecnológicas, gastronomia e shows, integrando temas centrais da política industrial Nova Indústria Brasil (NIB).

“O Curicaca é um espaço para pensarmos juntos soluções que integrem indústria e inovação, fortalecendo a economia e preparando a juventude para os desafios de um mundo em constante transformação”, afirmou o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O assessor especial da presidência da ABDI e líder do projeto Curicaca, Marcelo Gavião, destacou a inserção do festival no calendário de inovação. “Milhares de pessoas debateram avanços sobre tecnologia, educação e futuro produtivo do país. O Festival veio para ficar e marcar a história do Brasil e do Distrito Federal”.

Relembre as principais atrações do Festival Curicaca 2025

  • Palco NIB Petrobras: principal palco com palestrantes internacionais e debates sobre descarbonização, robótica, cinema e turismo global. 
  • Palco Inovação: para celebrar a força da inovação produzida no Brasil, destacando empresas, startups e iniciativas que estão transformando pesquisa em impacto real.
  • Programação musical de destaque em vários pontos da cidade: shows do Olodum, Jorge Aragão, Vanessa da Mata, Nando Reis, Fernanda Takai, Odair José, Alice Caymmi e MC Hariel, entre outros.
  • Tour Gastronômico Esquenta Curicaca: a parceria entre o Curicaca e a Brasil Restaurant Week em Brasília, que teve como tema Cerrado Brasileiro, uniu gastronomia e inovação com menus temáticos a preços acessíveis em mais de 50 estabelecimentos.   
  • Desafio Nacional de Inovação – Festival Curicaca: iniciativa que premiou 20 propostas inovadoras com R$ 200 mil em prêmios e alcançou 350 inscrições de todo o Brasil.     

Estrutura, público e engajamento

Foram 70 estandes, 10 casas de ativação e 50 salas multiuso integradas à experiência do festival. Visitantes de todas as idades e perfis – de estudantes e empreendedores a profissionais de tecnologia, indústria e sustentabilidade – participaram das atividades, mostrando que o Curicaca conseguiu criar um diálogo entre setores, potencializar a troca de conhecimento e fortalecer uma cultura de inovação no país.

Além das atividades na Arena BRB, a programação descentralizada envolveu espaços culturais de todo o Distrito Federal, reforçando o impacto local e cultural do evento. Brasília respirou o Festival Curicaca no Bar da Dona Zélia, Infinu, Ordinário, Âmbar, Birosca, Galpão 17 e teatro La Salle, locais consolidados em Brasília.

Vem aí o Curicaca 2026!

O sucesso da edição de 2025 garantiu aos organizadores a continuidade do projeto: o Festival Curicaca voltará a ser realizado em 2026, com nova data e expectativa de ampliar sua abrangência. O evento deixou um legado de inspiração, aprendizado e conexão, marcando um novo capítulo no cenário de tecnologia, indústria e cultura do Brasil na Capital Federal.

 Foto: Helio Montferre/ABDI

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/festival-curicaca-2025-inovacao-e-sustentabilidade-marcaram-novo-encontro-internacional-da-industria/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mercado reduz previsão de inflação para 4,32% em 2025