O executivo chinês Leo Huan, ex-presidente da Youzan, primeira empresa de SaaS listada em bolsa na China e responsável por operações que movimentaram mais de 100 bilhões de yuan em mercadoria (GMV), acaba de levantar R$ 80 milhões para sua recém-fundada Dealism.
A startup de inteligência artificial é voltada para comunicação de vendas, principalmente WhatsApp e Instagram, e tem como foco inicial o mercado brasileiro de pequenas e médias empresas, além de profissionais autônomos. O aporte foi liderado pela GL Ventures com participação da HSG, Linear Capital e outros investidores anjo.
A plataforma oferece um agente vibe selling, modelo baseado em IA que opera em canais de conversa como WhatsApp e Instagram. A tecnologia desenvolvida por Huan interpreta intenção, emoção e contexto nas mensagens, buscando automatizar não apenas respostas, mas etapas completas de negociação com clientes.
“A tecnologia acelerou processos, mas não tornou as vendas mais persuasivas. Por isso, criamos a Dealism, uma evolução dos chatbots tradicionais ao incorporar análises de tom, hesitação e gatilhos emocionais para sustentar conversas de caráter comercial”, diz.
O agente desenvolvido pela Dealism é treinado para acompanhar o estilo de comunicação de cada negócio e adaptar respostas em tempo real. Huan afirma que o sistema aprende com documentos internos, histórico de conversas e correções feitas pelo usuário, permitindo ajustar tom, argumento e timing de maneira contínua. “Os chatbots tradicionais são coisa do passado”.
Brasil na mira da Dealism
A escolha pelo Brasil, conta Huan, tem relação direta com a infraestrutura de comunicação adotada por pequenos negócios no país. O Brasil reproduz o que ele liderou na China na última década, a frente da Youzan, quando o WeChat se consolidou como canal dominante para atendimento e volume de vendas que ultrapassa a casa dos trilhões. “O Brasil é um dos países como maior número de usuários de WhatsApp no mundo inteiro. Pequenos empreendedores dependem das conversas no aplicativo para vender, mas muitos perdem oportunidades por limitações de tempo, escala e consistência. Acredito que esse é um dos maiores potenciais do Brasil”, diz.
O foco na América Latina, especialmente no Brasil, também foi influenciado por uma lacuna identificada pelo fundador ao longo de sua carreira. Em operações de grande escala na China, parte significativa dos gargalos estava relacionada ao volume e à qualidade das interações comerciais feitas por equipes numerosas. “Apesar da tecnologia acelerar tarefas, a maior parte dos times continuava limitada por processos manuais de comunicação. Perdia-se tempo com respostas repetitivas, enquanto a persuasão, a parte mais humana da venda, ficava em segundo plano”, explica Huan.
O empresário, que também atuou como vice-presidente da Hillhouse Capital (escritório de investimentos globais baseado em Hong Kong) e foi eleito um dos 100 Chineses Mais Influentes em 2025 pela Forbes China, investindo em empresas de tecnologia, IA e software corporativo, diz que decidiu retornar ao empreendedorismo após observar desafios recorrentes no setor de vendas em múltiplos mercados. “Muitas equipes seguem presas a processos manuais e ferramentas que apenas registram dados. Nossa intenção é oferecer um sistema que participe ativamente da conversa, não apenas a documente”, conclui.
O produto se destina principalmente a pequenos empreendedores, criadores, freelancers e times de vendas que atuam principalmente por WhatsApp e Instagram. A equipe, formada por cerca de 20 profissionais, opera a partir de Singapura, sem escritório local no Brasil, mas, funcionando desde julho deste ano, já alcançou 10 mil usuários registrados na América Latina e nos Estados Unidos.
O investimento captado será direcionado para expansão internacional, desenvolvimento de recursos avançados de inteligência de vendas e fortalecimento da infraestrutura de aprendizado contínuo. Huan reforça sua preocupação com a segurança dos dados dos brasileiros e afirma adotar padrões de segurança corporativa como ISO/IEC 27001, ISO 9001 e CSA Star.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
Fonte Oficial: https://startupi.com.br/com-aporte-ex-presidente-de-gigante-chinesa-lanca-dealism/