in

Erathos acelera crescimento com SaaS de ingestão de dados e atrai novo aporte em 2025

A Erathos, startup brasileira especializada em ingestão de dados, acelera sua atuação no mercado de tecnologia após reposicionar o negócio para o modelo de software como serviço (SaaS). Fundada em 2020, a empresa passou a focar exclusivamente na oferta de uma plataforma de ingestão de dados há cerca de um ano e, desde então, triplicou o volume de negócios, segundo os fundadores.

A solução conecta sistemas corporativos aos principais data warehouses do mercado, como BigQuery, do Google, e Databricks, centralizando dados provenientes de múltiplas fontes para processamento e análise. Nesse ecossistema, a Erathos alcançou um reconhecimento pouco comum no país: é a única empresa brasileira validada como tech partner do Databricks na categoria de engenharia de dados.

A ingestão de dados é considerada uma das etapas mais críticas da estratégia de dados nas empresas. O processo envolve coletar, integrar e armazenar informações dispersas em sistemas como ERPs, CRMs e outras bases operacionais, viabilizando análises mais completas e decisões orientadas por dados. “Ter acesso às informações de forma centralizada e analisá-las com inteligência é o que permite transformar dados em ação estratégica e crescimento”, afirma Luca Piermartiri, cofundador da empresa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Da consultoria ao produto escalável

Nos primeiros anos de operação, a Erathos atuou como consultoria, atendendo indústrias, distribuidoras, varejistas e empresas de tecnologia no Brasil e no exterior. A experiência prática nesse modelo foi determinante para o desenvolvimento da plataforma, ao evidenciar a complexidade técnica envolvida na extração e centralização de dados em escala.

Com a especialização no SaaS, a empresa passou a estruturar um produto voltado a analistas, engenheiros e líderes de dados, além de gestores de TI e CTOs. Atualmente, a plataforma permite a extração de dados de mais de 70 fontes diferentes e oferece cinco opções de destino, incluindo os principais data warehouses do mercado. O acesso é remoto e o modelo é self-service, com operação feita diretamente pelo usuário.

Erathos conquista aportes e mira expansão do negócio

Com a expansão do negócio, a startup passou a atrair investidores. Em 2023, recebeu aporte do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses). Já em 2025, com foco total em tecnologia para ingestão de dados, a Erathos passou a receber um novo investimento liderado pela Bossa Invest. A empresa também foi selecionada na quarta edição do programa Inova, iniciativa do Sebrae em parceria com instituições como Bossa Invest, Unifique, Raja Ventures e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Com a consolidação do modelo SaaS e a entrada de novos recursos, a Erathos aposta no crescimento da demanda por infraestrutura de dados como base para iniciativas de analytics e inteligência artificial, reforçando a ingestão de dados como etapa fundamental para a maturidade digital das organizações.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

Fonte Oficial: https://startupi.com.br/erathos-saas-ingestao-de-dados-aporte/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

São Luís se torna a primeira capital do Nordeste a aderir ao Programa Time Brasil da CGU — Controladoria-Geral da União