in

FIAP e MetaIndústria celebram dois anos de parceria com ampliação de aulas práticas

Lançado no segundo semestre de 2023 pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a SPI Integração de Sistemas, o MetaIndústria e o Centro Universitário FIAP, de São Paulo (SP), celebram os dois anos do projeto e de colaboração mútua com a ampliação de suas ações conjuntas. Agora, a cooperação entre a iniciativa da ABDI e a instituição de ensino inclui estudos em robótica, solução que também integra o Edital MetaIndústria, anunciado em 7/11, e cujas inscrições, prorrogadas, encerram-se nesta sexta-feira (19).

As atividades do MetaIndústria com o centro universitário, que consistem na conexão de planos de cursos a demandas reais da indústria, com mentoria e acesso ao MetaIndústria Lab (foto), em São Caetano do Sul (SP), tiveram seu portfólio de desafios atualizado com estudos que vão da robotização convencional a tópicos emergentes, como aplicações com humanoides.

Segundo o diretor dos cursos de graduação on-line da Fiap, John Paul Lima, a expansão da visão dos estudantes sobre tecnologias 4.0 em sistemas automatizados foi um passo importante para acelerar a prontidão de cada um deles para o mercado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A parceria com o MetaIndústria traz o mundo real para dentro das disciplinas: os alunos prototipam com automação, visão computacional, IoT e IA [inteligência artificial], recebem mentoria e convivem com as dores e os requisitos da indústria, uma experiência que nenhuma sala de aula isolada entrega”, explica.

A larga interação do projeto com o setor produtivo, decorrente do atendimento a 251 empresas dos principais segmentos da indústria nacional, entre eles Agro, Automotivo, Alimentício, Químico, Petroquímico e Farmacêutico, é um ativo importante na formação dos estudantes pela oportunidade de espelhar, de forma abrangente, os desafios e as oportunidades vivenciados nas áreas de produção.

A diversidade de cases é, de fato, um prato cheio para os cursos de graduação: desde seu lançamento, nada menos que 100% dos setores que compõem o PIB industrial brasileiro passaram pelos dois laboratórios do projeto, em São Caetano do Sul e São Leopoldo (RS).

Problemas concretos

O MetaIndústria é estruturado em trilhas práticas denominadas Projeto 5.0, (Project 5.0), Fábrica 5.0 (Factory 5.0), Processo 5.0 (Process 5.0), Manufatura 5.0 (Manufacturing 5.0), Trabalho em Equipe 5.0 (Teamwork 5.0) e Gestão 5.0 (management 5.0), nas quais as empresas podem materializar os conceitos de IA industrial, gêmeos digitais e operações autônomas, ampliam o repertório dos estudantes, que passam a resolver problemas concretos trazidos por companhias usuárias ou fornecedoras de tecnologia.

“Ao aproximar academia e indústria, ganhamos duas vezes: formamos talentos prontos para a neoindústria e aceleramos a difusão de tecnologias”, afirma o analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Valdênio Araújo.

“O MetaIndústria foi concebido para ser um ecossistema de inovação tecnológica com foco em aumentar o conhecimento de tecnologias digitais como a IA e automação no topo da gestão e acelerar o investimento na digitalização do chão de fábrica. Isso fica muito mais poderoso quando as intuições de ensino como a Fiap” são integradas ao projeto, explica o analista.

Objetos de estudo

No modelo Fiap/MetaIndústria, as turmas da faculdade, em especial as que integram projetos do 2º ano, mergulham em estudos que tratam, além de IoT e de visão computacional, de impressão 3D e de IA Challenge/Project Based Learning com robótica, seguindo ciclos que se desdobram em desenvolvimento e integração de sistemas.

Em paralelo, a Imersão Aplicada do MetaIndústria, formada por Meet Up, Deep Dive, Solution Compose, Perfect Shoot e Hyper Care, aproxima professores e alunos de equipes de engenharia e de roadmaps executivos das empresas.

“O aluno vive a realidade da integração TI/TO [Tecnologia da Informação/Tecnologia Operacional]: da célula robotizada e da linha de embalagem flexível ao gêmeo digital e a workflows agentic de IA [fluxos de trabalho de agentes de IA]”, explica o Especialista em Alianças Estratégicas da SPI/MetaIndústria, Jairo Cardoso.

“Os temas emergentes, inclusive humanoides, hoje em rápida evolução no cenário internacional, entram no debate e inspiram novos protótipos e PoCs [Provas de Conceito]”, conclui.

Edital

A disseminação de tecnologias avançadas em estudos e nos parques industriais brasileiros também recebe incentivos da ABDI e da SPI por meio do Edital MetaIndústria de Provas de Conceito – Tecnologias 4.0 para o Setor Produtivo, que teve suas inscrições prorrogadas até esta sexta-feira, 19/12.

Com valor total de R$ 1,05 milhão, o edital vai selecionar e premiar 21 Provas de Conceito (PoCs) desenvolvidas pela indústria com soluções de IA e robótica.

Para conhecer as condições do edital e se inscrever, clique aqui.

Sobre o MetaIndústria     

O projeto é uma iniciativa inédita no Brasil coordenada e liderada pela ABDI, em parceria com a SPI Integração de Sistemas, e alinhada à Nova Indústria Brasil (NIB). Gratuito, fomenta a competitividade da indústria nacional ao oferecer a empresas ambientes para teste e validação de tecnologias 4.0 com baixo custo e alta precisão, simulando resultados reais nas operações das indústrias participantes. Para acelerar a transição tecnológica das empresas por meio de metodologias inovadoras e da conexão com soluções habilitadoras da Indústria 4.0, o MetaIndústria conta com dois laboratórios: um em São Caetano do Sul (SP)e outro em São Leopoldo (RS), onde são oferecidas trilhas de capacitação direcionadas a pequenos, médios e grandes negócios.

Sobre a Fiap           

O Centro Universitário FIAP é considerado referência no ensino de Gestão e Tecnologia da Informação no Brasil, com cursos de graduação e MBAs e mais de 30 cursos de curta e média duração nas áreas de tecnologia, negócios e inovação. O corpo docente da instituição de ensino é composto por mestres e doutores atuantes no mercado com reconhecida titulação acadêmica e expressiva jornada profissional. Estes diferenciais tornam a vida acadêmica dos alunos ainda mais rica e fomentam sua entrada no mercado de trabalho atual. A FIAP é classificada no chamado “Grupo de Excelência” do Ministério da Educação, grupo que reúne as instituições com notas 5 e 4 (escala de 1 a 5) considerando o IGC (Índice Geral dos Cursos), o indicador de qualidade mais importante do ensino superior. A FIAP possui três campi em São Paulo: dois na Aclimação e um na Av. Paulista, além de polos nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.

Sobre a SPI Integração de Sistemas

A SPI é uma integradora brasileira que combina gestão da inovação, tecnologia de ponta e capacitação de liderança para transformar fábricas em operações autônomas e inteligentes. Há 34 anos no mercado, atua do desenho e comissionamento digital de processos à implantação de soluções de robotização, automação e digitalização, elevando produtividade, segurança e escalabilidade em cada etapa da jornada industrial. Com mais de 100 clientes ativos e um time de 160 especialistas, atende setores como automotivo, alimentos e bebidas, farmacêutico, mineração e energia. Nos últimos cinco anos, somou aproximadamente R$ 500 milhões em vendas, consolidando-se como parceira de referência na modernização industrial no Brasil.

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/fiap-e-metaindustria-celebram-dois-anos-de-parceria-com-ampliacao-de-aulas-praticas/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

FecomercioSP reforça defesa do diálogo tripartite e da segurança jurídica na Conferência Nacional do Trabalho

Liderança, tomada de decisão e construção de empresas para o futuro