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ApexBrasil inaugura nova sede com celebração a 500 novos mercados internacionais

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), inaugurou nesta segunda-feira (15/11) sua nova sede, próxima à área central de Brasília. O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, prestigiou a cerimônia, que também celebrou a abertura de 500 novos mercados internacionais no Brasil, entre 2023 e 2025, com as presenças do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

A inauguração do novo edifício, com cerca de 17 mil metros quadrados, acompanha o importante avanço do Brasil em outros mercados resultante de um esforço conjunto da ApexBrasil com os ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA), das Relações Exteriores (MRE) e da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

“Este ano, o Brasil vai bater recorde de exportações. Isso não cai do céu, isso é trabalho, trabalho, trabalho para abrir mercados para os produtos brasileiros, gerando desenvolvimento e empregos no Brasil”, celebrou Cappelli.

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Entre os itens que integram o avanço do Brasil em mercados internacionais destacam-se carnes, algodão, frutas e pescados. Segundo o presidente Lula, a expansão tem espaço para ir além, em 2026, quando missões oficiais do Brasil visitarão Índia, Coreia do Sul e Alemanha.

“A Índia é um país de 1 bilhão e 400 bilhões de habitantes, o Brasil é um país de 205 milhões de habitantes. Não tem sentido a nossa relação comercial ser de apenas 12 bilhões”, analisou, referindo-se ao comércio bilateral, em dólares, e antes de anunciar a intenção de levar a Nova Delhi a maior representação empresarial brasileira, em todas as áreas.

“Não existe, hoje, ninguém capaz de competir com a fartura de possibilidade que nós temos de competir”, disse o presidente, em incentivo às ações da ApexBrasil com os ministérios parceiros.

Alckmin, por sua vez, destacou a capacidade do Brasil de não apenas expandir exportações em meio ao enfrentamento bem-sucedido do tarifaço dos Estados Unidos, mas também de atrair investimentos estrangeiros. “Não há país do mundo que tenha tido o crescimento mais forte e sustentável, que não se abriu ao mundo, que não priorizou o comércio exterior, que não conquistou mercado”, lembrou.

“E o Brasil batendo recorde na atração de investimento estrangeiro direto. Nós somos hoje o segundo do mundo em atrair investimento para o Brasil.”

Também integraram a cerimônia na ApexBrasil os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; a presidente da Embrapa,Carlos Fávaro; a presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Costa; e a produtora de leguminosas secas, como feijão e gergelim, Caroline Dassoller.

Saldo positivo de US$ 61 bi

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, as exportações brasileiras em 2025 totalizam US$ 332,1 bi e as importações, US$ 271 bi, com saldo positivo de US$ 61,1 bi e corrente de comércio de US$ 603 bi.

Os números são resultado de mercados abertos em mais de 80 países, com um potencial de exportação superior a US$ 37,5 bilhões por ano, segundo estimativas do MAPA.

Entre 2023 e 2025, o esforço conjunto entre ApexBrasil, MAPA e MRE resultou em mais de 170 ações internacionais em 42 países, com o alcance de US$ 18 bilhões em negócios projetados e atendimento a mais de três mil empresas brasileiras. No período, foram realizadas 19 missões oficiais presidenciais e cinco vice-presidenciais para ampliar a conexão com mercados prioritários.

Até outubro de 2025, ApexBrasil registrou um recorde histórico de 20.754 empresas apoiadas, sendo 66% delas de micro, pequenas e médias, com foco ampliado nas regiões Norte e Nordeste.

Sustentabilidade e eficiência energética

Inovadora e sustentável, a sede própria da ApexBrasil será aberta à população e terá espaço multiuso com atividades culturais e artísticas.

O conceito da sede própria da ApexBrasil – que desde sua criação ocupa imóveis alugados – foi pensado para criar um espaço integrado à cidade, aberto a atividades artísticas, educativas, literárias, exposições e à divulgação dos produtos brasileiros para o mundo.

Com cerca de 17 mil metros quadrados e fácil acesso ao transporte público, o novo edifício, de arquitetura contemporânea, foi construído conforme padrões rigorosos de sustentabilidade e eficiência energética.

“Esta sede própria é mais que uma mudança física. Ela representa uma conquista de anos. Vai trazer uma economia estrutural, modernização institucional e a conexão da Apex com a população. Estamos muito felizes de abrir este espaço para as pessoas e reforçar o papel da ApexBrasil como agência que dissemina e impulsiona a imagem comercial do Brasil para o mundo”, comemorou o presidente da agência de fomento à exportação, Jorge Viana.

Foto: Helio Montferre

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/apexbrasil-inaugura-nova-sede-com-celebracao-a-500-novos-mercados-internacionais/

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