in

CTICC realiza primeira reunião ordinária do mandato 2025-2027 — Controladoria-Geral da União

O Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC) realizou, nesta segunda-feira (08), a primeira reunião ordinária do mandato 2025-2027. O encontro, que reuniu membros do colegiado, o ministro e a secretária-executiva, além dos seis secretários da CGU, marcou o início da nova gestão.

Na abertura, o ministro da da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a relevância do conselho como espaço ativo de participação social. Ele também apontou o impacto das entregas recentes da CGU. “Alguns dos resultados que apresentamos este ano talvez entrem para a história do trabalho da CGU”, afirmou. 

Em transparência, destacou-se a ampliação de informações disponibilizadas no Portal da Transparência e o avanço do E-Agendas 2.0, que elevou de 6% para 91% a identificação de participantes em reuniões públicas. Também foi debatida a redução do tempo médio de resposta da Lei de Acesso à Informação (LAI) para 13,6 dias. Ele também ressaltou os resultados obtidos com ações preventivas e o reforço do uso de tecnologias, como a ferramenta Alice, que vem ampliando a capacidade de análises de compras públicas. O ministro mencionou ainda a economia de R$ 882 milhões gerada por auditorias ao longo do ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A reunião tratou de pautas centrais para a agenda de integridade, transparência e prevenção à corrupção no governo federal. Entre os assuntos discutidos estiveram: o monitoramento do Plano de Integridade e Combate à Corrupção (PICC) 2025-2027, a atualização das ações relacionadas às emendas parlamentares e os destaques de 2025 e prioridades para 2026 da Política de Transparência e Acesso à Informação. Também foram debatidos os avanços de 2025 e as propostas para 2026 na Política de Prevenção a Conflito de Interesses, além da síntese do Referencial de Gestão da Integridade aprovado pela Portaria CGU nº 234.

O encontro também marcou a formalização da nova composição do CTICC, que passa a contar com seis novas entidades da sociedade civil e com a ampliação de cinco para sete Grupos de Trabalho. Além dos GTs alinhados aos cinco eixos do Plano de Integridade e Combate à Corrupção 2025-2027, o CTICC mantém um Grupo de Trabalho sobre Governo Aberto e outro sobre de Mudanças Climáticas e Integridade Socioambiental.



Fonte Oficial: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/12/cticc-realiza-primeira-reuniao-ordinaria-do-mandato-2025-2027

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sustentabilidade, Integridade e Memória” — Controladoria-Geral da União