in

Ministro das Comunicações participa do lançamento do primeiro modelo de IA público

SoberanIA foi desenvolvido em parceria da Telebras, Governo do Piauí, MCTI e empresas privadas

 

O primeiro modelo de Inteligência Artificial com base de dados 100% em português foi lançado nacionalmente nesta terça-feira (9), durante o Encontro Nacional de IA Soberana. O evento contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Reunindo o Governo do Piauí, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Telebras, vinculada ao Ministério das Comunicações, e as empresas Modular e Scala Data Centers, o SoberanIA está sendo treinado com dados do Brasil, em português, respeitando a realidade e os valores da população.

A iniciativa permitirá que governos, instituições de pesquisa e empresas acessem modelos e datasets nacionais por meio de uma nuvem soberana, sustentada por infraestrutura sustentável e totalmente brasileira. O objetivo é garantir que o Brasil tenha domínio completo da cadeia de valor da IA, desde a energia renovável que alimenta os processadores até o software que atende o cidadão.

Conforme ressaltou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, “a plataforma demonstra a capacidade do Brasil para desenvolver modelos próprios aplicados a políticas públicas”.

Ele destacou ainda que a soberania nacional na agenda da inteligência artificial começa na infraestrutura de comunicações e que o Ministério das Comunicações tem trabalhado justamente para consolidar essa base, citando o esforço para estruturar a Política Nacional de Data Centers e projetos como Escolas Conectadas, Wi-Fi Brasil e Norte Conectado.

“Também temos tratado o uso de IA em infraestruturas críticas com foco em segurança e resiliência das redes, apoiando soluções para cidades inteligentes e coordenando investimentos para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de aplicações em serviços públicos”, frisou o ministro, completando que “o SoberanIA se insere justamente nesse contexto, com um ecossistema comprometido com a autonomia do país”, disse.

Segundo a ministra Luciana Santos, foram investidos R$ 35 milhões no projeto. “São recursos destinados a impulsionar iniciativas de IA. Construir nossas próprias soluções é garantir autonomia, segurança, competitividade e soberania digital para o povo brasileiro”, ressaltou.

No Piauí, segundo o governo local, o projeto já está em funcionamento em serviços essenciais, como o Piauí Oportunidades, que conecta jovens, empresas e oportunidades de qualificação, e o B.O. Fácil, que permite o registro de boletins de ocorrência via WhatsApp.

“A primeira fase do SoberanIA provou que o Brasil tem competência para consolidar dados e desenvolver software. Agora, vamos construir a infraestrutura”, declarou o governador do Piauí, Rafael Fonteles. “Esta infraestrutura é um ativo de segurança nacional que servirá a todos os estados, garantindo que nossos dados e nossa inteligência permaneçam sob comando brasileiro”, completou.

Com o lançamento nacional da plataforma, gestores públicos de todas as regiões poderão implementar soluções de IA generativa treinadas com dados brasileiros, prontas para modernizar o atendimento ao cidadão e a gestão interna.

Histórico

Em maio do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou um desafio a pesquisadores e professores brasileiros: desenvolver uma plataforma de inteligência artificial “100% em português”.

Em julho, Lula recebeu um plano com esse objetivo, apresentado na 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia. Logo depois, foi lançado oficialmente o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), com investimento previsto de R$ 23 bilhões. O Governo do Piauí aceitou o desafio e, em fevereiro deste ano, apresentou a plataforma ao MCTI.

Fonte: gov.br/mcom/pt-br

Imagem: Internet

Fonte Oficial: https://portaldocomercio.org.br/diario-executivo/ministro-das-comunicacoes-participa-do-lancamento-do-primeiro-modelo-de-ia-publico/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ministro-das-comunicacoes-participa-do-lancamento-do-primeiro-modelo-de-ia-publico

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026