O Painel Radar LAI foi lançado nesta segunda-feira (08), durante reunião ordinária do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC). Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Politeia, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), Fiquem Sabendo e Sebrae, que compõem o GT de Transparência e Acesso à Informação, o painel oferece um panorama inédito da produção acadêmica e técnica sobre acesso à informação pública no país.
A iniciativa reúne, organiza e divulga achados relevantes relacionados à implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI), a partir da análise de estudos publicados entre 2011 e 2024. O objetivo é sistematizar o conhecimento disponível e fortalecer debates, práticas e pesquisas sobre transparência pública no Brasil. Os resultados também contribuem para as ações do CTICC e para o aprimoramento da política de transparência e acesso à informação.
O Painel Radar LAI integra um pacote de produtos da pesquisa, que inclui um relatório analítico e um banco de dados abertos, e apresenta visualizações interativas com informações provenientes de 180 trabalhos acadêmicos e 75 relatórios técnicos. As análises abordam temas como desafios institucionais, boas práticas, qualidade das informações, acessibilidade, colaboração federativa e inclusão de grupos vulnerabilizados.
O estudo terá continuidade, em novas etapas. Os interessados em participar podem se cadastrar em: https://www.udesc.br/esag/radarlai/participe.
O Radar LAI está disponível em: https://www.udesc.br/esag/radarlai.