in

Vai Turismo encerra primeiro ciclo de oficinas com projeções para 2026

Encerramento ratifica articulação nacional do trade turístico em todas as 27 UFs, reunindo mais de 750 representantes

O programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro concluiu, na terça-feira (2), o primeiro ciclo de oficinas preparatórias, fechando um período de escuta e construção colaborativa em todo o País. A etapa, realizada com o apoio das Federações do Comércio Estaduais, reuniu mais de 500 entidades ligadas ao turismo.

A iniciativa promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), em parceria executiva com a GKS Inteligência Territorial, reforçou sua capacidade de mobilização e consolidou as bases para que o turismo avance rumo a novas fronteiras em 2026.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O último encontro do ano, realizado com o grupo de Santa Catarina, sintetizou o propósito de toda a jornada: revisar as conquistas dos últimos três anos e preparar as federações para as oficinas propositivas, voltadas à construção conjunta das recomendações de políticas públicas que serão entregues aos candidatos em 2026.

Essa ação, realizada com o apoio das federações estaduais, visa aprofundar as discussões sobre os rumos do turismo no País, reunindo novamente representantes públicos e privados do trade turístico, entre lideranças, instituições setoriais, profissionais do mercado e integrantes da academia.

Esse primeiro ciclo evidenciou uma notável capacidade de articulação e mobilização, reunindo ao todo, mais de 750 representantes públicos e privados do setor nas 27 Unidades da Federação, incluindo lideranças e equipes das secretarias de turismo, Instâncias de Governança Regional, municípios, Sistema Comércio e diversas representações da cadeia produtiva do turismo, totalizando cerca de 500 instituições envolvidas.

“Alcançamos mais um marco na construção de políticas públicas e na articulação nacional do turismo com o encerramento desse primeiro ciclo de oficinas preparatórias do programa. A amplitude da participação ressalta o compromisso do programa em garantir uma representação abrangente e democrática das diversas vozes do turismo”, destaca o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.  

Pauta prioritária

Entre 2021 e 2022, o Vai Turismo se dedicou intensamente à identificação de soluções e à construção de diretrizes estratégicas. Nesse período, foram realizadas 56 oficinas e mais de 100 encontros técnicos virtuais, mobilizando cerca de 1.800 profissionais de 320 instituições. O esforço coletivo resultou em um acervo robusto de propostas e recomendações.

A presença do turismo em 100% dos Planos de Governo dos candidatos eleitos em 2022 consolidou-se como um marco expressivo, indicando que o tema passou a integrar, de forma consistente, os compromissos eleitorais de todos os governadores eleitos naquele pleito.

Desde 2022, o Vai Turismo contabiliza 48 recomendações regionais, 359 propostas aos estados, além de 52 recomendações aos municípios.

Para Alexandre Sampaio, diretor da CNC responsável pelo Cetur, “esses números demonstram a força do diálogo e da construção colaborativa, valorizando um processo que aproxima governo, mercado e sociedade civil organizada em torno de diretrizes de longo prazo para o turismo brasileiro.

A iniciativa alcançou 100% de adesão das federações estaduais e realizou 27 encontros, um em cada UF. Essa fase vem acompanhada da expansão do Painel de Inteligência Competitiva do Turismo, plataforma que hoje registra 2.634 projetos cadastrados, dos quais 1.413 foram atualizados entre 2024 e 2025, enquanto 1.221 novos projetos foram incorporados somente em 2025, consolidando um banco de iniciativas que, na visão do  Cetur, oferece um mapa do que está sendo feito no turismo em grande parte do território nacional, ampliando a qualidade da análise e fortalecendo a tomada de decisão estratégica para o setor.

Horizonte 2026: Mobilização e Inovação Rumo ao Futuro

O encerramento deste primeiro ciclo do “Vai Turismo – Rumo ao Futuro” reafirma a vocação do programa para o diálogo transversal e sua capacidade inegável de influenciar a agenda pública. A expectativa é que as recomendações minuciosamente elaboradas a partir das oficinas ganhem um protagonismo ainda maior nas discussões eleitorais de 2026. O objetivo primordial é consolidar o turismo como um eixo estruturante para o desenvolvimento e uma política pública perene e fundamental em todas as regiões do Brasil.

Os grupos de trabalho permanecerão ativos até 2026, atentos às movimentações do próximo ciclo eleitoral.

Este programa representa uma ferramenta poderosa para moldar o futuro do turismo, garantindo que as necessidades e potencialidades do setor sejam ouvidas e transformadas em ações concretas pelos futuros governantes. O caminho está sendo traçado, e a articulação segue firme, rumo a um futuro mais próspero para o turismo brasileiro”, conclui Alexandre Sampaio.

Fonte Oficial: https://portaldocomercio.org.br/acoes-institucionais/vai-turismo-encerra-primeiro-ciclo-de-oficinas-com-projecoes-para-2026/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=vai-turismo-encerra-primeiro-ciclo-de-oficinas-com-projecoes-para-2026

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nunes Marques derruba decisão que afastou governador do Tocantins