in

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: iniciativa da ABDI integra fórum sobre tecnologia assistiva

O Desafio Inovação Bengalas Inteligentes, criado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Governo do Paraná, integrou as discussões do primeiro dia do II Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva, realizado nessa terça-feira (2/12) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília. Alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje (3/12), o evento reúne, até amanhã, especialistas, instituições, gestores públicos e usuários finais – pessoas que vivenciam, pesquisam e transformam diariamente o campo da tecnologia assistiva.

Lançado em abril deste ano, o Desafio Inovação Bengalas Inteligentes reconheceu e premiou protótipos de bengalas ou dispositivos conectados a elas, utilizados por pessoas com deficiência visual, que permitem antecipar obstáculos acima da linha da cintura.

Ao todo, foram selecionados dez conceitos na primeira fase, sendo seis do Paraná, dois do Distrito Federal, um de São Paulo e um do Ceará. Cada projeto recebeu R$ 90 mil e poderá contar com novo aporte do mesmo valor, caso apresente evolução. Ao todo, 100 propostas foram recebidas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Maior valor para o usuário

Durante o Fórum, a analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Juliana Medeiros, apresentou a experiência de criação do Desafio no painel Capacitação de Recursos Humanos. Segundo ela, mais tecnologia embarcada em um produto não significa, necessariamente, maior valor para o usuário. “Não adianta estipular um critério específico sem conversar com o usuário final, sem incluí-lo no processo, sem cocriar com ele. Caso contrário, criamos algo que se perde em si mesmo”, disse.

Por isso, compartilhou Juliana, o edital do Desafio foi orientado pelas necessidades reais dos usuários, garantindo a participação ativa deles em todas as etapas do processo – sete deles, inclusive, participaram da comissão especial de avaliação das soluções apresentadas.

“Nosso público é formado por pessoas cegas ou com baixa visão. E quando pesquisamos as bengalas existentes no mercado, percebemos que há poucas alternativas e mesmo essas não atendem plenamente às necessidades das pessoas cegas no Brasil. Então, fomos ouvir o usuário final para dar o seu parecer sobre se as soluções apresentadas funcionam e se fazem sentido dentro do seu cotidiano”, afirmou.

A analista detalhou também os próximos passos com os 10 selecionados no Desafio. “Estamos capacitando esses grupos para pensar em tecnologia a partir das demandas reais do público final”, explicou. Para isso, estão sendo promovidos encontros temáticos sobre desenvolvimento, com eixos de formações específicas em tecnologia assistiva.

Entre as atividades já realizadas estão um webinar sobre a percepção do usuário de bengala e, ainda este mês, será realizado um painel sobre design assistivo.

Juliana reforçou ainda a importância do Hubtec, primeiro e único escritório do país criado pela ABDI e dedicado exclusivamente a apoiar gestores públicos na execução de Compras Públicas para Inovação. A missão é ampliar o uso de instrumentos legais e estratégicos, como as Encomendas Tecnológicas (ETECs), fortalecendo o papel do Estado como indutor do desenvolvimento tecnológico nacional.

No Brasil, estima-se que 6,5 milhões de pessoas sejam cegas ou tenham baixa visão. A bengala permanece como o principal método de auxílio ao deslocamento, embora as versões atualmente disponíveis identifiquem obstáculos apenas abaixo da linha da cintura — lacuna que iniciativas como o Desafio buscam superar.

Plano Nacional de Tecnologia Assistiva

O II Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva integra o ciclo de debates previsto na atualização do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva (PNTA), que orienta ações de inclusão e impulsiona soluções acessíveis em todo o Brasil. Segundo o MCTI, o Plano é mais que um instrumento técnico: é parte essencial da construção de uma sociedade que garante autonomia, dignidade e oportunidades para todas as pessoas.

A programação do Fórum segue até essa quinta (4/12) e inclui painéis técnico-científicos, grupos temáticos e atividades com pesquisadores, usuários de tecnologias assistivas e representantes governamentais, do setor produtivo, de instituições de ensino e de organizações sociais.

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia-iniciativa-da-abdi-integra-forum-sobre-tecnologia-assistiva/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Senac-MS conquista Troféu Ouro no Prêmio Qualidade da Gestão 2025

12 capitais brasileiras terão feriado em 8 de dezembro