O Programa Brasil Mais Produtivo teve seu último roadshow de 2025 realizado nesta a quarta-feira, 3/12, no Rio de Janeiro (RJ). A exemplo das edições anteriores, em diferentes cidades do país, o evento apresentou as oportunidades e os benefícios oferecidos pelo programa a empresários e representantes do setor produtivo local.
A ação, realizada pela Firjan SENAI e pelo Sebrae, contou com a apresentação do programa pelos representantes do SENAI/DN, Thais Archer, e do Sebrae Nacional, André Maciel, que mostraram as formas de participação e os benefícios da iniciativa para micro, pequenos e médios negócios.
No encontro, sediado na sede do Sebrae RJ, foram apresentadas as consultorias personalizadas e as diferentes modalidades do programa, que apoiam empresas de indústria, comércio e serviços na adoção de práticas de inovação, eficiência energética, gestão e transformação digital.
O destaque ficou para os números dos empresários do Rio de Janeiro participantes do Brasil Mais Produtivo, acima da média nacional: no eixo de produtividade, a média nacional é de 28%, enquanto os empresários do estado têm média de 65%, segundo dados apresentados pela gerente Regional dos Centros de Referência da Firjan, Ana Cristina Carvalho.
Aumento de produtividade
Duas empresas beneficiadas pelo programa do Governo Federal no estado estiveram no roadshow para mostrar como o programa fez diferença em suas atividades.
A gestora de Sistemas de Gestão da indústria de metamecânica Sacor, Samara Mendes, revelou que sua empresa cresceu 40% em produtividade. “Nosso foco foi no acabamento dos nossos materiais e com o Brasil Mais Produtivo conseguimos essa melhoria. A meta é seguir no programa em 2026, para a área de energias, e poder crescer mais”, revelou.
Já os sócios da Charque Golden, Rogéria Santos e José Hilário, mostraram que o programa pode atuar em diferentes áreas do negócio. “Nós não tínhamos nada implementado. O Brasil Mais Produtivo nos proporcionou processos mais definidos que alavancaram todas as áreas da empresa: marketing, administrativo, comercial, compras”, explicou Rogéria.
Para Hilário, embora perceptível, ainda é difícil mensurar a importância do programa nos negócios. “Ainda estamos vivendo o programa e iremos ter resultados a longo prazo. Não dá para dizer ainda o quanto crescemos, mas é certo que está acontecendo”, afirmou.
Executores e parceiros
Maior e mais abrangente programa de apoio à produtividade e à transformação digital para micro, pequenas e médias empresas do país, o Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O programa tem como executores o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e conta com as parcerias da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O roadshow faz parte de uma série de eventos que percorrem todo o país promovendo o Brasil Mais Produtivo e fortalecendo a rede de parceiros regionais comprometidos com o aumento da competitividade das empresas brasileiras.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/bp-encerra-roadshows-de-2025-com-visita-ao-rio-de-janeiro/