O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) será o mais novo integrante da governança da Plataforma InovaCPIN. O ingresso do ministério foi aprovado nesta segunda-feira, 1/12, em reunião híbrida do Comitê Gestor da plataforma, promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília. O encontro também apresentou o Balanço de 2025, como dados de acesso, melhorias e investimentos, e discutiu propostas de ação para 2026.
A aprovação do MGI como partícipe no Acordo de Cooperação Técnica da Inova CPIN ocorre após o anúncio de adesão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ao acordo, também neste semestre.
A participação do ministério, um avanço importante para a ampliação da articulação interinstitucional e da abrangência da plataforma, será formalizado por meio do mesmo Termo Aditivo em que se concluirá a adesão do MCTI e do Sebrae.
O movimento fortalece a governança da plataforma, que já conta com o Tribunal de Contas da União (TCU), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Controladoria Geral da União (CGU), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a própria ABDI, responsável pela coordenação técnica e sustentação da ferramenta.
A última reunião do Comitê de Governança da Plataforma InovaCPIN em 2025 contou com as participações de Clariça Soares e José Carlos Oliveira (MDIC); Carolina Beserra (TCU); Keicielle Schimidt (Enap); Gabriela Maretto, Ana Heloísa Moreno e Felipe Guth (MGI); André Rauen, Bruna de Castro, Carlos Brissac, Gláucia Mendes, Maria Luisa Gaiger e Guilherme Neri (ABDI).
A Plataforma InovaCPIN
Lançada em 2022 por meio de ACT entre ABDI, Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a InovaCpin é a primeira plataforma exclusivamente destinada a compras públicas para inovação no Brasil.
O principal objetivo é disseminar a cultura de inovação entre os gestores e estimular o uso dos novos instrumentos de compras pelo lado da demanda, como Encomendas Tecnológicas, Diálogos Competitivos, Contrato Público para Solução Inovadora e Concurso de Inovação.
A CPIN tem como missão capacitar, qualificar, orientar e subsidiar os gestores públicos quanto ao uso do poder de compra do Estado, enquanto estratégia para a reindustrialização do país.
Cabe destacar que a iniciativa encontra alinhamento direto com as diretrizes previstas nas missões da política industrial do governo brasileiro, a Nova Indústria Brasil (NIB).
A iniciativa permite a colaboração entre o setor público e privado, buscando soluções criativas para os desafios enfrentados pelo governo.
Com acesso gratuito e aberto ao público, a ferramenta reúne conteúdos, instrumentos e boas práticas que facilitam a compreensão normativa e promovem a cultura da inovação no setor público.
Entre os módulos mais acessados em 2025 estão a Biblioteca digital e o módulo de comparação de instrumentos, ambos com mais de 8 mil acessos no período de janeiro a novembro. No total, já são quase 15 mil visitas em 2025 e cerca de 8.190 novos usuários nesse mesmo período.
Para acessar a Plataforma InovaCPIN, clique aqui.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/mgi-passa-a-integrar-governanca-da-plataforma-inovacpin/