Ao longo dos anos, os contadores sofreramos contadores têm sofrido com as constantes mudanças nas legislações, principalmente no que tange as obrigações acessórias que são submetidas para o fiscoàs obrigações acessórias submetidas ao fisco, com intento do cruzamentode cruzar as informações e melhoramelhorar no controle das operações praticadas. A solução que se mostra eficaz para atender essa imensa demanda de obrigações perante ao fiscoessa imensa demanda de obrigações perante o fisco é a automação dos processos contábeis em todos os setores (contábil, tributário e recursos humanos).
O aumento na demanda e encurtamento nos prazos de envio elevam os retrabalhoso encurtamento dos prazos de envio eleva os retrabalhos para que as informações sejam entregues da maneira adequada. A automação contábil é hoje o principal pilar para evitar erros operacionais com retrabalhos e maximizar o tempo do profissional contábil para análise e conferência das demonstrações.
Mas afinal, por que o retrabalho consome tanto os recursos no setor contábil?
As empresas de contabilidade ainda despendem de grandes partes de seus esforços nos setores interno como tarefas manuais como: grande parte de seus esforços em tarefas manuais nos setores internos, como: digitação e lançamentos no sistema, conferência manual de documentos fiscais e contábeis, coleta e organização de arquivos digitais (XML, XLS, etc), apuração de impostos, elaboração de demonstrações, e, principalmente, conferência e correção de inconsistências em arquivos antes do envio ao fisco.
Esse ciclo gera um efeito danoso que muitas vezes passa despercebido: Retrabalhos constantes que consomem energia e tempo do profissional contábil. Retrabalhos constantes consomem energia e tempo do profissional contábil, reduzindo drasticamente sua capacidade analítica – Justamente onde está seu maior valor como profissional.
A automação gera impacto positivo imediato
Automações modernas integram todos os ciclos do ecossistema contábil, integrando coleta dos arquivos (bancários, fiscais), parametrização para classificação nas escriturações de lançamentos contábeis e fiscais, padronização dos planos de contas, conciliações automáticas, apuração de impostos sem interação humana, alerta de inconsistências e até mesmo a disponibilização de forma automática a todas essas informações dessas informações para os clientes.
Neste cenário, o Contador deixa de ser operacional e passa a ser gerencial. Isso eleva seu valor profissional, qualificando-o cada vez mais para tarefas como: planejamento tributário, mitigação de riscos e passivos, analisesanálises de indicadores, consultoria estratégica, revisão de governança contábil. O fato é que a automação não substitui o Contador, pelo contrário, ela potencializa seu valor!
Neste ambiente de intensa e crescente complexidade regulatória, automatizar as rotinas não é apenas uma questão de eficiência; é uma questão de proteção patrimonial para as empresas contra passivos, aumentando o compliance e a competitividade comercial.
Fonte Oficial: https://www.contabeis.com.br/artigos/74072/automacao-contabil-otimize-o-compliance-e-potencialize-o-contador/