A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) inicia nesta desta segunda-feira (24), da etapa Recife das Caravanas de Inovação da Advocacia-Geral da União (AGU). Até quarta-feira (26), a Agência apresenta o Escritório Hubtec e reforça a difusão dos instrumentos legais de compras públicas para inovação — fundamentais para qualificar contratações, reduzir riscos decisórios e fortalecer a cultura de implementação no setor público.
Durante a abertura do evento, a analista de Produtividade e Inovação da ABDI e gestora de projetos do Hubtec, Bruna de Castro, reforçou a importância da cooperação institucional e do uso estratégico do poder de compra do Estado para impulsionar a inovação no Brasil.
Ao apresentar a atuação da Agência e convidar gestores e equipes jurídicas a utilizarem a Plataforma Inova CPIN, ela destacou o papel da advocacia pública na geração de segurança jurídica e na aplicação dos instrumentos previstos no Marco Legal de CT&I. “A inovação no setor público acontece quando diferentes instituições decidem caminhar juntas e a advocacia pública tem um papel absolutamente decisivo nesse processo”, afirmou. A gestora, ainda apresentará a palestra do papel estratégico do jurídico na jornada de compra pública para inovação, nesta terça (26), às 11h.
A iniciativa reúne procuradores, advogados públicos, gestores e representantes do ecossistema jurídico para incentivar o uso estruturado de mecanismos de inovação e das boas práticas na jornada de compras. O objetivo é contribuir para a superação do chamado “apagão das canetas” e ampliar a segurança jurídica para o Estado inovar, contratar soluções e dinamizar o desenvolvimento produtivo nacional.
A ABDI integrou a mesa de abertura e foi amplamente mencionada por autoridades e parceiros, tanto pelo Hubtec quanto pela Plataforma Contrata Mais e pela Coreto, que já recebeu seu primeiro desafio privado, lançado pela Shineray do Brasil. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Cunha, destacou o papel decisivo da Agência no fortalecimento do ambiente de inovação e no avanço de modelos de contratação que aproximam governo e mercado. “Além de ter visto esse programa com grande potencial de avançar na inovação do serviço público, possibilitou que construíssemos uma plataforma, que hoje a gente fomenta também no privado. A gente tem através de coreto, onde dentro essa plataforma lançamos os desafios do EITA, já temos os desafios do privado, por exemplo, a Shineray pernambucana terceira maior montadora, lançou o seu primeiro desafio de inovação e contratou sua primeira startup dentro de uma plataforma desenvolvida pela ABDI e prefeitura de Recife”, reforçou Cunha.
24 de novembro – SEBRAE/PE
- Recepção e cerimônia de abertura com autoridades
- Painéis sobre inovação urbana, governança de dados, IA, inovação aberta e projetos estratégicos da AGU
25 de novembro – SEBRAE/PE
- Debates sobre IA na AGU, apoio do Sebrae, sandbox regulatório, tecnologias públicas e papel jurídico nas compras para inovação
- Oficinas temáticas para desenvolvimento de desafios locais
26 de novembro – SEBRAE/PE
- Apresentação de pitches e encerramento
Foto: Dhiego Lins/ABDI
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-destaca-hubtec-e-solucoes-para-inovacao-publica-na-abertura-das-caravanas-de-inovacao-da-agu/