A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (17) que a nova versão do sistema de procurações eletrônicas da Receita Federal, que agora passa a se chamar Autorizações de Acesso, entra em operação já no dia 5 de dezembro deste ano.
Segundo a autarquia, o sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência nas autorizações concedidas entre contribuintes e seus representantes.
Principais novidades do sistema Autorizações de Acesso
. Confirmação da pessoa autorizada: a autorização só vale depois que a pessoa indicada confirma que aceita ser representante.
. Interface Simples e Intuitiva: o sistema agora tem uma aparência mais moderna e amigável.
. Integração com o Portal de Serviços da Receita Federal: a integração tornará o sistema mais fácil de usar, com uma navegação mais prática e intuitiva para o usuário.
. Recursos de segurança: onclui registro de atividades do usuário e proteção dos dados pessoais, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Acesso ao sistema de Autorizações de Acesso (Procuração)
Para acessar o sistema e consultar as autorizações, o usuário deverá:
1. Acessar o Portal de Serviços da Receita Federal.
2. Escolher o serviço “Minhas Autorizações de Acesso”.
3. Navegar entre as abas “Concedidas” e “Recebidas”, conforme o caso.
O que é possível fazer na tela de consulta das autorizações
- Conceda uma nova autorização.
- Visualizar: Veja todas as informações de uma autorização que você deu ou recebeu.
- Cancelar: Cancele uma autorização concedida ou recebida (o cancelamento pode ser feito a qualquer tempo).
- Validar: Valide uma autorização que você recebeu. Para que uma autorização recebida comece a valer, é preciso validá-la.
- Rejeitar Rejeite uma autorização que você recebeu.
Com informações Receita Federal
Fonte Oficial: https://www.contabeis.com.br/noticias/73904/receita-federal-lanca-novo-sistema-de-procuracoes-eletronicas/