Dezesseis empresas dos setores de alimentos, bebidas e grãos do Distrito Federal elevaram em 58% o nível médio de maturidade produtiva após participação no Jornada da Produtividade, programa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) integrado ao Exporta-DF 2025 – Sabores da Capital, iniciativa da Federação das Indústrias do DF (Fibra) que prepara empresas locais para o mercado externo.
O percentual expressivo e outros resultados foram apresentados no dia 14, em evento de encerramento do Exporta-DF, na Fibra, que contou com a presença da gerente de Desenvolvimento Industrial da ABDI, Cecília Vergara (foto).
O aumento envolveu mais eficiência, menos desperdício e um grau mais alto de organização dos processos produtivos, condição essencial para quem deseja competir lá fora. Para isso, foram utilizadas 97 ferramentas de boas práticas, como mapeamento de fluxo de valor, métodos preditivos de vendas, entre outras, que contribuíram para a melhoria.
O fortalecimento dessa base produtiva, explicou Cecília, é decisivo para que as empresas alcem voos internacionais. “Não adianta apenas exportar, é preciso dar um passo atrás a fim de fortalecer o processo produtivo, fazer com que as empresas diminuam o desperdício e aumentem a produtividade e a capacidade de inovação para atendimento do mercado externo.”
Segundo a gerente, uma empresa com maturidade produtiva elevada tem processos ajustados, é mais competitiva e apta a exportar. “Esse salto no nível das empresas mostra que elas não só melhoraram a sua produtividade como estão preparadas para competir lá fora”, analisou.
Ações customizadas
Na participação do Jornada da Produtividade no Exporta-DF, cada empresa recebeu um plano de maturidade produtiva com ações customizadas, que incluíram análise de cada etapa da produção, mentorias e acompanhamento técnico contínuo.
Para o vice-diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Fibra, Paulo Eduardo Montenegro, também presente à cerimônia, a metodologia da ABDI trouxe uma camada essencial ao Exporta-DF.
“O processo produtivo precisa de atualização constante, mas muitas empresas têm dificuldade de enxergar tendências que aumentam a eficiência. A participação da ABDI preencheu esse vácuo. Foi enriquecedor e fundamental para a evolução das indústrias participantes”, afirmou.
Empresas locais
Café, pão de queijo, cachaça, chocolate, mel, cerveja e até coxinha produzidos no Distrito Federal são alguns dos produtos brasilienses a caminho do mercado internacional.
A LaBarr Chocolate, por exemplo, já realizou sua primeira exportação para Portugal graças a uma rodada de negócios viabilizada pelo Exporta-DF. “O programa foi decisivo. Aprendemos como estruturar embalagem, documentação e transporte para exportar com segurança”, explicou Rafael Jaques, gerente comercial da marca, que tem nove anos de atuação na Asa Norte.
Segundo ele, as consultorias da ABDI ajudaram a reduzir custos, evitar desperdícios e melhorar o controle de estoque e validade. “Agora temos clareza sobre onde investir e acredito que temos conhecimento para crescer nos próximos cinco anos.”
A Doca Cuca Pão de Queijo, empresa familiar do Lago Norte, iniciou sua preparação para levar o produto ao mercado externo. “O Exporta DF foi muito completo e transformador. A análise feita pela ABDI trouxe novos insights e mostrou onde ajustar nossos processos. Estamos apenas começando, mas agora tenho uma visão totalmente diferente da empresa”, afirmou Andrea Ribas, proprietária da marca.
Com a casa em ordem, o próximo passo é o mercado externo. “Quero ver nosso pão de queijo chegar lá fora”, comemorou.
Tecnologia da Informação e Comunicação
A edição de 2025 do Exporta-DF, intitulada “Sabores da Capital”, durou oito meses e teve foco nos setores de alimentos, bebidas e beneficiamento de grãos. No ano que vem, a Fibra já anunciou que o programa atenderá as empresas do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e contará, mais uma vez, com a participação da ABDI.
O Exporta-DF oferece às empresas uma trilha completa de conhecimento e preparação para exportação, promovendo autonomia, segurança e competitividade para inserção no mercado internacional.
Foto: Helio Montferre/ABDI
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/com-apoio-da-abdi-empresas-do-df-elevam-maturidade-produtiva-em-58-e-se-preparam-para-exportar/