A Controladoria-Geral da União (CGU) promoveu, nesta quarta-feira (12/11), o evento “Governo aberto: integridade, transparência e participação social para o fortalecimento das políticas climáticas”, realizado durante a Conferência das Partes (COP30), em Belém (PA). O encontro reuniu representantes do governo e da sociedade civil para discutir os desafios que as mudanças climáticas impõem à administração pública e sobre a importância da integridade, da transparência e da participação social nas políticas públicas, de forma a modelar a atuação do Estado para mitigação e adaptação climática.
O ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, anunciou que o Brasil assumiu a copresidência da Parceria para Governo Aberto (OGP) junto à advogada queniana Stephanie Muchai. Na ocasião, Stephanie afirmou que: “Nossa prioridade, junto com o governo do Brasil, é garantir que a transição ambiental seja democrática queremos que seus benefícios alcancem todas as pessoas, especialmente as comunidades que mais enfrentam os efeitos da crise climática”.
O ministro Vinicius de Carvalho ressaltou que a crise climática não é um problema futuro, mas uma realidade que exige ação imediata e responsável do Estado em conjunto com a sociedade civil. Segundo ele, as mudanças climáticas atingem com mais vigor as populações mais vulneráveis do Sul global e isso deve ser enfrentado com o diálogo permanente com a sociedade civil. “E a Parceria do Governo Aberto é nossa estratégia para ouvir e criar parcerias com a sociedade civil para fazer o Estado desenvolver políticas públicas mais efetivas para enfrentar os desafios da mudança climática.
Além do Ministro Vinícius de Carvalho e da Stephanie Muchai, participaram do debate os ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Haydée Svab (Open Knowledge Brasil). A secretária de Transparência e Acesso à Informação da CGU, Livia Sobota, mediou os debates e apresentou a Agenda da Copresidência da OGP em 2025–2026, documento em que o Governo do Brasil e Steph Muchai trazem uma visão compartilhada sobre quais serão as prioridades estratégicas da OGP para o período. Essa visão está enraizada no progresso coletivo e na transformação, buscando responder às necessidades, experiências e perspectivas das vidas reais das pessoas. Na Agenda, o Governo do Brasil e Steph Muchai convidam governos, sociedade civil e todos os atores interessados a redobrarem os esforços coletivos por um governo aberto para um mundo melhor.
Ao encerrar o evento, o ministro Vinicius Marques de Carvalho reforçou que para enfrentar os desafios decorrentes da mudança climática, precisamos de mais democracia, mais transparência e mais participação da sociedade civil. Para ele, a integridade e a transparência são a base da resiliência climática e a CGU seguirá atuando para consolidar um Estado inovador, ético e comprometido com o interesse público. Segundo ele, a integridade, transparência e participação social são condições indispensáveis para que o Brasil avance rumo a um futuro sustentável, justo e democrático.
Saiba mais sobre a CGU na COP30.