A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizaram, na quarta-feira (12/11), uma reunião de acompanhamento do Projeto Estratégia de Ampliação da Indústria 4.0, que está em execução nos municípios de Niterói, Maricá e Itaboraí (RJ). O encontro avaliou os avanços das ações e definiu os próximos passos da iniciativa, voltada ao fortalecimento da base industrial e à digitalização das empresas locais.
Com investimento de R$ 3,6 milhões da ABDI, o projeto busca promover a adoção de tecnologias da Indústria 4.0, estimular a inovação e posicionar os municípios participantes como referências em transformação digital e desenvolvimento industrial sustentável. A iniciativa também tem o objetivo de gerar subsídios para políticas públicas voltadas à produtividade e à competitividade da indústria brasileira.
Segundo Isabela Gaya, gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, o projeto reforça a missão da Agência de promover a transformação tecnológica da indústria nacional.
“A ABDI acredita que o uso das tecnologias da Indústria 4.0 é essencial para ampliar a competitividade e a sustentabilidade da indústria local. Este projeto nos oferece metodologias e instrumentos para atuar junto às empresas e aos territórios, fomentando políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento”, destacou.
De acordo com o analista de produtividade e inovação da ABDI Thiago Lima a reunião teve o propósito de consolidar resultados e alinhar etapas. “O encontro serviu como ponto de controle do que já foi desenvolvido. Esperamos que, com essa ação, tenhamos metodologias e instrumentos, como um diagnóstico de maturidade, que permitam avaliar as empresas e oferecer inteligência ao poder público”, explicou.
O projeto atua em cinco eixos principais: vocação econômica dos municípios; maturidade tecnológica digital e verde; arranjos produtivos locais; ecossistema de letramento tecnológico e digital; e engajamento dos municípios.
Para o diretor da Escola de Engenharia da UFF, José Rodrigues de Faria Filho, a parceria tem gerado resultados concretos e ampliado a integração regional. “Desenvolvemos uma série de interações e é muito positivo realizar esse projeto em conjunto, principalmente em prol de um Brasil mais forte e mais consistente”, afirmou.
Com base nos resultados obtidos no Rio de Janeiro, a ABDI pretende expandir a metodologia para outros territórios, fortalecendo a produtividade e a inovação como motores do desenvolvimento industrial brasileiro.
Sobre o projeto
O Projeto Estratégia de Ampliação da Indústria 4.0 parte de duas premissas:
- As empresas estão inseridas em ecossistemas produtivos;
- Esses ecossistemas têm potencial para impulsionar o desenvolvimento local.
A partir dessas premissas, o projeto atua em duas frentes:
- Empresarial: avaliação do grau de maturidade digital e definição de uma trajetória de competitividade com base na Indústria 4.0;
- Territorial: análise da vocação econômica e dos arranjos produtivos locais para ampliar a produtividade regional.
Os dados obtidos junto às empresas e aos atores locais permitirão orientar tanto o aprimoramento das organizações quanto a formulação de políticas públicas de desenvolvimento industrial. A ABDI utilizará essas metodologias e instrumentos, como o diagnóstico de maturidade empresarial, para replicar o modelo em outras regiões do país e fortalecer a indústria nacional.
Fotos: Analu Amaral
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-e-uff-acompanham-avanco-de-projeto-que-fortalece-base-industrial-de-municipios-fluminenses/