in

ABDI e Petrobras fortalecem cultura de inovação com oficina sobre Encomendas Tecnológicas

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Petrobras, realizou, nos dias 11 e 12 de novembro, no Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES), no Rio de Janeiro, a 5ª Oficina Encomenda Tecnológica na Prática – Inovando na Contratação de Soluções Tecnológicas. A iniciativa, voltada exclusivamente a servidores da companhia, teve como objetivo fortalecer a cultura de inovação e ampliar a capacidade técnica da Petrobras no uso de compras públicas direcionadas ao desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.

Ao longo dos dois dias de atividades, cerca de 150 gestores da Petrobras, entre diretores, gerentes, pesquisadores, consultores e técnicos, participaram das discussões. O grupo debateu como as Encomendas Tecnológicas (ETECs) podem atuar como motor estratégico de inovação, com potencial para transformar a forma como a empresa contrata e desenvolve tecnologias.

O conteúdo abordou os fundamentos legais e operacionais das ETECs, suas vantagens, limitações e riscos. Também foram apresentadas orientações sobre como planejar e executar contratações inovadoras com segurança e agilidade, além de estudos de caso e temas como risco tecnológico, falhas de mercado, propriedade intelectual e mecanismos que permitem a aquisição futura de tecnologias desenvolvidas por meio de dispensa de licitação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As aulas foram ministradas por André Rauen, gerente da Unidade HUBTEC da ABDI, o primeiro e único escritório brasileiro especializado e sem fins lucrativos criado pela Agência para apoiar gestores públicos na execução de instrumentos de Compras Públicas para Inovação. Segundo ele, os resultados da capacitação, e do trabalho com a Petrobrás, são expressivos.

“Estamos há mais de dois anos revisando os fluxos contratuais da companhia e já alcançamos resultados surpreendentes, como a redução substancial do tempo médio de contratação de uma encomenda tecnológica. Essa oficina, que reuniu pesquisadores de alto nível, é também um espaço de troca e de sensibilização sobre as possibilidades trazidas pelo Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”, afirmou.

O Novo Marco Legal de CT&I modernizou as regras que regem a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico no país. Ao simplificar processos e estimular a cooperação entre universidades, centros de pesquisa, empresas e governo, o marco criou um ambiente mais favorável à inovação.

A Petrobras é um dos principais exemplos do uso de encomendas tecnológicas no Brasil. A companhia tem ampliado o emprego desse instrumento de inovação, conforme explica Andrea Pontual Weydmann, gerente do Programa Conexões para Inovação no CENPES/Petrobras.

“A Petrobras é líder na utilização das encomendas tecnológicas no Brasil. Temos incentivado cada vez mais o uso desses instrumentos na companhia, e a ABDI tem sido uma grande parceira no sentido de impulsionar essas formas contratuais, promovendo mais inovação no país”, destacou.

A companhia foi a primeira grande empresa a utilizar os serviços do HUBTEC. O contrato firmado entre as instituições prevê a análise dos fluxos processuais e da governança da empresa na contratação por meio desse tipo de instrumento.

A 5ª Oficina Encomenda Tecnológica na Prática – Inovando na Contratação de Soluções Tecnológicas é uma iniciativa do time da Gerência de Inovação Tecnológica (GIT) do CENPES/Petrobras, em parceria com o HUBTEC/ABDI. Além do gerente André Rauen, a equipe do HUBTEC foi representada pelos analistas de produtividade e inovação da ABDI, Gláucia Mendes e Carlos Brissac.

O que é a ETEC

A Encomenda Tecnológica (ETEC) é um tipo especial de compra pública, dispensada de licitação, voltada à aquisição de uma solução ainda inexistente no mercado e que requer esforço formal de pesquisa e desenvolvimento (P&D). As ETECs são instrumentos estratégicos tanto para o avanço tecnológico da indústria quanto para a modernização do setor público, com impactos positivos sobre a sociedade.

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-e-petrobras-fortalecem-cultura-de-inovacao-com-oficina-sobre-encomendas-tecnologicas/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Safra deve recuar 3,7% em 2026, depois de um 2025 recorde