O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é a política mantida pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cujo objetivo é estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. De maneira mais específica, visa contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País; e contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade. O programa é complementar ao ensino de graduação. Os alunos que participam do PIBIC realizam atividades orientadas pelos pesquisadores do CETEM e recebem uma bolsa no valor definido para Iniciação Tecnológica (PIBITI) na tabela de valores de Bolsas no país da CNPq. Ao participarem do programa, os alunos realizarão projetos vinculados à empresas e/ou organizações visando transferência de novas tecnologias e inovação. Suas atividades constarão de pesquisa bibliográfica relacionada ao tema do projeto a ser desenvolvido, desenvolvimento de atividades laboratoriais e analíticas, trabalho de campo, avaliação de resultados, elaboração de relatórios técnicos e artigos científicos.
A regulamentação do processo encontra-se em edital disponível no endereço eletrônico do programa e a concessão das bolsas está condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Fonte Oficial: https://www.gov.br/pt-br/servicos/candidatar-se-ao-programa-de-bolsas-de-iniciacao-em-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao