in

Convênio entre ABDI e Abiquim promove sustentabilidade na indústria

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) assinaram, nessa quinta-feira (6/11), um convênio voltado ao fortalecimento da competitividade, inovação e sustentabilidade da indústria química nacional. A assinatura ocorreu durante o Encontro Nacional da Indústria Química (ENAIQ 2025), no Teatro Municipal de São Paulo, e contou com a participação do presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.

Cappelli ressaltou no evento o papel da ABDI na construção e monitoramento da nova política industrial. Destacou, também, o avanço concreto para o setor químico com a assinatura do convênio que viabiliza o Observatório Nacional da Indústria Química, uma iniciativa que permitirá mapear a cadeia produtiva, analisar isonomia regulatória e tributária e apoiar governo e Congresso na formulação de políticas para o setor.

“Hoje, não assinamos apenas um acordo, mas um convênio real, com recursos garantidos. É o primeiro passo para a construção desse observatório permanente da indústria química”, celebrou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O convênio ABDI–Abiquim será estruturado em três eixos estratégicos: Mapeamento e inteligência competitiva; Isonomia regulatória e mitigação climática; Energias limpas e transição energética. A iniciativa tem como objetivo posicionar o Brasil como referência internacional em inovação, sustentabilidade e produção química de baixo carbono, contribuindo para o fortalecimento da bioeconomia e da reindustrialização verde do país.

Nova política industrial verde

Também foram firmadas no encontro em São Paulo parcerias entre a Abiquim, o BNDES, a Embrapii e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) com foco na ampliação da competitividade, da sustentabilidade e da inovação no setor químico, em alinhamento com os princípios da nova política industrial verde.

Foto: Nuno Henrique Carvalhana

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/convenio-entre-abdi-e-abiquim-promove-sustentabilidade-na-industria/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Governo federal reajusta auxílio-alimentação de servidores em 17,5%