O projeto Coopera+ visa modernizar e industrializar a cadeia da reciclagem no Distrito Federal, com foco nas cooperativas de catadores. Com investimento de R$16,9 milhões, a iniciativa tem como meta ampliar em até 30% a produtividade da coleta seletiva, triagem e tratamento de resíduos recicláveis, além de aumentar em 20% a renda dos catadores, reforçando o papel essencial das cooperativas na economia circular.
A ação beneficia, ao todo, cerca de 30 cooperativas e 1,1 mil catadores, por meio de convênios firmados pela ABDI com três redes de cooperativas. Idealizado para se tornar modelo replicável em outras regiões do Brasil, o projeto foca na inclusão produtiva e na dignidade do trabalho, fornecendo equipamentos modernos, como caminhões, empilhadeiras, esteiras e maquinários que auxiliam desde a triagem à separação do material, além de capacitação profissional para os catadores.
Ao apoiar diretamente cooperativas de catadores e suas famílias, o Coopera+ não só melhora as condições de vida e a renda desses trabalhadores, como também otimiza a gestão de resíduos sólidos urbanos. O projeto demonstra como o fomento ao cooperativismo e à industrialização do setor podem fortalecer a economia circular e gerar um impacto socioambiental positivo e mais lucrativo, valorizando o papel do catador na cadeia produtiva sustentável.
Assista ao vídeo e conheça um pouco sobre o Coopera+:
Conheça os outros projetos da ABDI que também estarão na COP30.