in

ABDI e HUB formalizam parceria para inovação na saúde pública

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, e a superintendente do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), Fátima Sousa, assinaram nesta segunda-feira (3/11) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que abre caminho para a ABDI investir R$ 2,5 milhões na criação do Núcleo de Inovação em Saúde (NIS) no HUB, voltado ao desenvolvimento de ações focadas em inovação tecnológica, digitalização e melhoria da eficiência do hospital universitário.

A cerimônia de assinatura do documento, também prestigiada pelo diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Carlos Geraldo Santana, pela reitora da UnB, Rosana Naves, e pelo vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, foi realizada na abertura Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Hospital Universitário de Brasília – Conecta HUB-UnB.

Com apoio técnico e estratégico da Agência, o NIS terá foco na transformação digital, na melhoria da eficiência da gestão hospitalar e na qualidade do atendimento ao paciente, além da promoção do empreendedorismo e inovação no setor de saúde.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esse projeto está em sintonia com a nova política industrial lançada pelo presidente Lula, pelo ministro e vice-presidente Alckmin, a Nova Indústria Brasil, que estabelece como uma das missões centrais para o país a gente fortalecer, estruturar cada vez mais o complexo industrial da saúde”, disse Cappelli, na cerimônia, antes de destacar a importância da inovação no setor público.

A parceria da ABDI com o HUB também pretende ampliar a capacidade do SUS de absorver soluções inovadoras desenvolvidas em parceria com universidades, startups e o setor produtivo.

“O Brasil, que está entre os maiores compradores de medicamentos e equipamentos de saúde do mundo, precisa utilizar o poder de compra do Estado para fomentar a inovação, o desenvolvimento industrial e tecnológico no país”, acrescentou o presidente da ABDI, com menção ao Hubtec, escritório da ABDI especializado em instrumentos de Compras Públicas para Inovação.

Cappelli também apontou a rede construída pela Agência, Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que promove uma caravana pelos estados para estimular gestores públicos a apostar em inovação. “A ABDI já faz um trabalho na área da saúde, hoje enfrentando uma questão que é central, auxiliando o Ministério da Saúde no que diz respeito à superação de gargalos regulatórios.”

Modelos replicáveis

Entre os resultados esperados pela parceria da Agência com o HUB estão a geração de conhecimento aplicado, a validação de tecnologias em ambiente real e a criação de modelos replicáveis para outros hospitais da Rede Ebserh. O projeto prevê, ainda, a realização de concurso de inovação em saúde digital e o acompanhamento técnico e institucional dos resultados.

“Esse núcleo nasce com uma missão nobre: transformar o hospital em um ambiente de inovação também aberta”, celebrou Fátima Sousa. “Estamos falando da soberania tecnológica, de reduzir as dependências externas e de gerar soluções feitas no Brasil para o Brasil e com a marca da ciência, com a cara do nosso povo e com a cara do SUS”.

“Mais do que um acordo institucional, o que firmamos hoje é um pacto de confiança e de esperança. São os brasileiros cuidando dos brasileiros,” completou.

Foto: Helio Montferre/ABDI

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-e-hub-formalizam-parceria-para-inovacao-na-saude-publica/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Petrobras aprova plano de demissão voluntária para até 1,1 mil pessoas